"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Altar de talha dourada existente na Capela da aldeia de Cidadelhe

Distrito: Vila Real
Concelho: Vila Pouca de Aguiar

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 28/82 de 26-2
Identificação Patrimonial
Elementos Singulares
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Elementos Singulares
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Barroco
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Talha
Proprietário/Instituições responsáveis
Celeste Saraiva (Cidadelhe)
Descrição

Altar de talha dourada, barroco, que se encontra na capela de Nossa Senhora da Conceição. Torna-se necessário alargar a classificação de modo a abranger todo o edifício religioso, incluindo o adro frontal, sendo a classificação proposta a de Imóvel de Interesse Concelhio, Protecção TP BI, Subgrupo B2. A capela, que se encontra encerrada ao culto, está ladeada por construções que lhe adulteraram o espaço, mantendo-se intacta a fachada e o adro.

Estado de Conservação
Morada
Cidadelhe
5450 VILA POUCA DE AGUIAR
Fonte de informação
Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar
Bibliografia

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. III, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
08/02/2010
Agenda
Festivais

Uncover

Guimarães 13 Mar a 16 Mar 2025

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. 

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,187,298