"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Santuário do Bom Jesus do Monte

Distrito: Braga
Concelho: Braga

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
251/70, DG 129, de 03-06-1970
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderno, Contemporâneo
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Santuário
Valor patrimonial
Valor histórico-artístico, Valor Social
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura, Pintura
Proprietário/Instituições responsáveis
Confraria do Bom Jesus do Monte
Descrição

Faz parte da classificação o conjunto constituído pelo santuário, escadaria, capelas e pórtico.

O atual santuário, foi edificado no local de uma primitiva ermida, datada de 1494 e mandada construir pelo arcebispo D. Martinho da Costa.

A ermida foi substituída, em 1522, por indicação do arcebispo D. João da Guarda, por uma igreja maior e mais elaborada, restando dessa época o pórtico renascença, que dá acesso à escadaria monumental.

A devoção, outrora forte, foi diminuindo e a igreja degradando-se. Em 1629, um grupo de bracarenses decide criar a Irmandade do Bom Jesus do Monte e restabelecer a antiga devoção. A igreja é ampliada e restaurada, nascendo então a ideia de criar um santuário. São iniciadas as obras ao longo da inclinada encosta, edificando-se ermidas e albergues para os romeiros, adros, escadas e fontes. Em 1709, por motivo de litígio entre a confraria e o deão da sé de Braga, D. Francisco Pereira da Silva, os donativos destinados às obras do santuário foram deixando de ser aplicados naquele empreendimento, e o santuário foi-se deteriorando. No ano de 1723, por motivo de ameaça de ruína da construção renascentista, foi dada indicação pelo arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, para se efetuar nova edificação, sob o desenho do arquiteto Carlos Amarante, as obras foram concluídas 1784.

A imponente escadaria apresenta dezassete lanços, que divergem e convergem alternadamente e estão decorados com vasos, estátuas e fontes simbólicas. No seu primeiro lanço as duas primeiras capelas de uma via-sacra, com estruturas policromadas, da autoria de João Vieira, representam cenas da Paixão de Cristo. No penúltimo patamar, destaca-se o Terreiro de Moisés com a Fonte do Pelicano e na plataforma superior podem admirar-se oito esculturas representando figuras da Bíblia.

A fachada principal do templo mostra um pórtico flanqueado por quatro grandes colunas monolíticas e, entre estas, abrem-se dois nichos com esculturas dos profetas Jeremias e Isaías. Sobre o entablamento uma balustrada e quatro esculturas representando os Evangelistas.

Podem ser vistas, no interior da igreja, cópias de pinturas de Pedro Alexandrino (os originais encontram-se no museu anexo, que inclui ainda, no seu espólio, paramentos do séc. XVIII).

Morada
Monte do Bom Jesus
4715-056
Braga
Telefone
+351 253676636
Fax
+351 253676636
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (orientação e coordenação), Tesouros Artísticos de Portugal, Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1982.

GIL, Júlio e CALVET, Nuno, As mais belas igrejas de Portugal, vol. I, Verbo, 1988.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, IPPAR, Lisboa, 1993.

Data de atualização
23/12/2014
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,719,385