"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Quinta da Piedade

Distrito: Madeira
Concelho: Calheta

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Valor Concelhio
Proteção Jurídica
Decreto 129/77 de 29-9
Identificação Patrimonial
Conjunto
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Quinta
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Arquitectura Civil
Uso atual
Privado
Proprietário/Instituições responsáveis
Herdeiros de Francisco João de Vasconcelos do Couto Cardoso
Descrição

A Quinta da Piedade, também chamada Solar de Nossa Senhora da Piedade, é uma casa rural madeirense com capela, sendo a casa composta por dois corpos rectangulares justapostos, aos quais se junta o edifício da capela. A pintura do conjunto (casa e capela) é rosa-forte, e este é coberto por telhados de quatro águas com telha mourisca. A casa divide-se em três andares: o rés-do-chão onde se localizam as lojas, que serviam como armazéns de pipas de vinho, de produtos e alfaias agrícolas; o primeiro andar, por onde se faz a entrada da casa, e no qual existe um hall de entrada, uma sala, um quarto de dormir, uma sala de jantar, casas de banho e a cozinha; e o segundo andar ou dormitório da casa, composto por quatro quartos. Ao redor da construção, no interior do espaço da quinta, o chão é calcetado com empedrado de calhau (pedra) rolado. À frente da entrada para a casa e junto à escadaria que leva, pelo exterior, do rés-do-chão ao primeiro andar, existe um pequeno jardim. A ligação entre a casa e a Capela de Nossa Senhora da Piedade, que está anexa, é feita pelo coro.

A Quinta da Piedade, ou Solar de Nossa Senhora da Piedade, no Jardim do Mar, é propriedade dos Herdeiros de Francisco João de Vasconcelos do Couto Cardoso, filho do último Morgado do Jardim do Mar, Luiz de Vasconcellos do Couto Cardoso Beliago Esmeraldo Bettencourt e Silva. O morgadio do Jardim do Mar, foi instituido no séc. XVI. A criação deste, deve-se a um dos filhos de Joanes de Couto Cardozo. Joanes de Couto Cardozo, deslocou-se para a Madeira, acompanhando a sua prima D. Joana Valente, que ia casar com Simão Gonçalves da Câmara, 3º Capitão Donatário, durante o reinado de D. Manuel I.
Outro dos descentendes do primeiro Morgado do Jardim do Mar, foi Francisco Álvares Homem, o «Pirata do Jardim», que vivia no Jardim do Mar, atacando os barcos holandeses que vinham do Brasil, aumentando assim a sua fortuna. Foi-lhe, então, concedida carta de corso por D. João IV, que em troca lhe pede para fazer a protecção e vigilância dos barcos da rota do Brasil, até 100 léguas a sul da Ponta do Jardim. A sua herança do morgadio, é-lhe retirada pela mãe, que a passa para sua irmã D. Beatriz Homem d'El Rey. O morgadio do Jardim do Mar, foi sendo sempre mantido na mesma familia desde a sua constituição.
Associado ao nome da freguesia do Jardim do Mar, também está, o título de Barão do Jardim do Mar, atribuído a Tristão Vaz Teixeira de Bettencourt e Câmara, casado com D. Sara de Vasconcellos, irmã do último Morgado do Jardim do Mar, Luiz de Vasconcellos do Couto Cardoso Beliago Esmeraldo Bettencourt e Silva.

Estado de Conservação
Morada
Jardim do Mar
9370
CALHETA
Fonte de informação
Câmara Municipal do Funchal
Bibliografia
SAINZ-TRUEVA, José, "O Solar Nossa Senhora da Piedade", in Atlântico - Revista de Temas Culturais, Funchal, Inverno de 1989.

SILVA, Fernando Augusto da, MENESES, Carlos Azevedo de, "Jardim do Mar (Freguesia do)", in Elucidário Madeirense, Funchal, Secretária Regional da Educação e Cultura, 1978.

COUTO CARDOSO, Francisco João de Vasconcelos do, Os Morgados do Jardim do Mar, Funchal, edição do autor, 1969.

Data de atualização
03/03/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,785,598