"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Quinta da Abelheira de Baixo

Distrito: Lisboa
Concelho: Mafra

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVII)
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Quinta
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Escultura
Descrição

Em 1608 chegava à Abelheira o cavaleiro Miguel Hernant, tendo, por essa altura, comprado diversas terras e casais, que no seu conjunto formaram esta quinta.
A propriedade inclui uma capela dedicada a Nossa Senhora do Desterro; tem uma só nave, com azulejos a toda a volta. O frontal do altar-mor mostrava azulejaria hispano-árabe que foi levada para uma quinta na Freixofeira. A imagem da padroeira encontrava-se num nicho por cima do altar, desconhecendo-se o seu actual paradeiro. O templo guarda algumas sepulturas, uma delas de Leandro de Melo da Silva Lobo, filho do último morgado da quinta, Joaquim de Melo da Silva Lobo.

Nos anos 40 a quinta encontrava-se abandonada, tendo então sido adquirida pelos actuais donos que a recuperaram; na capela mandaram fazer um nicho onde colocaram a imagem do Sagrado Coração de Maria.

Morada
Quinta da Abelheira de Baixo
2640 SOBRAL DA ABELHEIRA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
VILAR, Maria do Carmo, "Carta do Património do Concelho de Mafra: 1. Património Artístico-Religioso do Sobral da Abelheira" in Boletim Cultural '95, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1996.
Data de atualização
26/02/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,068,254