Património Material
Pórtico da torre sineira, pórtico da galilé e pia baptismal da Igreja Nova de Mafra (Igreja de Nossa Senhora da Conceição)
A classificação refere-se aos elementos que formam o pórtico da torre sineira, pórtico da galilé e pia baptismal.
A igreja que possuia três naves sofreu um incêndio em 1984, restando dessa destruição apenas as paredes mestras. Foi recentemente restaurada, mantendo o primitivo portal manuelino, com uma mistura de elementos góticos e renascentistas; mostra arco pleno e aduelas, ornados de motivos fitomórficos. A galilé tem no seu interior, do lado esquerdo, a porta de acesso à torre sineira, de arco de volta inteira com colunelos. De destacar, ainda, da época quinhentista, uma pia baptismal, de taça oitavada, com inscrição gótica, e outras duas de água benta, uma com gomos e a outra localizada na galilé, assente sobre uma ara do período romano.
O portal do adro tem a data de 1874, junto situa-se o cemitério e a Casa de Arrecadação e dos Acórdãos das Confrarias datada de 1904.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
MONUMENTOS E EDIFÍCIOS NOTÁVEIS DE LISBOA, III, Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1963.
VILAR, Maria do Carmo - "Carta do Património do Concelho de Mafra: 1. O Manuelino", in Boletim Cultural '94, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1995.