"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Portas de Benfica

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XIX)
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamento/Serviços
Valor patrimonial
Valor Histórico
Uso atual
A parte norte, destina-se a sede da Orquestra de Felicidade, Brilho e Glória (dirigida pelo maestro
Descrição

Trata-se de uma construção acastelada, constituída por dois edifícios simétricos, separados por estrada que liga o actual concelho da Amadora a Lisboa. Foi edificado no final dos anos oitenta do séc. XIX, e serviu de posto alfandegário até 1922. Fazia parte de um conjunto de estruturas inseridas na cintura alfandegária da cidade de Lisboa. Desse período existem restos amuralhados no Vale do Forno, ao fundo da calçada de Carriche, que separava os concelhos de Lisboa e Loures. Outros edifícios do género, que por imposição do alargamento da cidade foram destruídos, localizavam-se em Algés, Campo Grande, Moscavide, entre outros lugares. Perfaziam um total de 26 construções. O objectivo destas edificações visava o controlo dos contrabandistas que pretendiam entrar na cidade com mercadorias que estavam sujeitas a impostos.

Intervenções e Restauros
Em 8 de Dezembro de 1996 foi assinado um protocolo pelo Presidente da Câmara de Lisboa, Dr. João Soares, entre a Autarquia e a Junta de Freguesia de Benfica, tendo por objectivo a recuperação deste património. Nesse sentido e numa primeira fase, foram realizadas em 1997, obras na parte norte. Para a parte sul estão previstas também, muito brevemente, trabalhos de beneficiação.
Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contacte a Câmara Municipal de Lisboa - Departamento de Turismo Rua Alexandre Herculano, 46-7º - 1250-054 Lisboa Tel: 213 588 591 E-mail: turismo@mail.cm-lisboa.pt
Morada
Portas de Benfica
1500
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
JORNAL DA AMADORA, "Portas de Benfica : Finalmente aproveitadas", 3-7-97.
Data de atualização
18/07/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,078,467