"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela e claustro do Convento do Bom Jesus de Valverde

Distrito: Évora
Concelho: Évora

Tipo de Património
Património Material
Proteção Jurídica
44452, DG 152, 05-07-1962
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamentos Agrícolas
Valor patrimonial
Valor Histórico, Valor Artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil, Arquitectura Religiosa, Jardins
Uso atual
Delegação da Reitoria da Universidade de Évora
Descrição

Entre 1485 e 1522 foi edificado neste local o paço episcopal, ideia que partiu da Câmara eclesiástica de D. Afonso de Portugal. Quinta apalaçada construída no séc. XVI, pertencente à Mitra de Évora e destinada a local de retiro.
O Cardeal D. Henrique fundou, em 1544, nos terrenos da quinta um mosteiro que dedicou ao Bom Jesus e que foi entregue à comunidade da Ordem Capucha da Piedade (capuchinhos), instalada em Vila Viçosa desde 1517.
O edifício terá sido construído entre 1550 e 1560 sendo, inicialmente, destinado apenas a doze monges, o que explica em parte devido às suas reduzidas dimensões. Segundo alguns autores, a sua autoria atribui-se a Diogo de Torralva ou a Manuel Pires, mas não há dúvida que o seu autor conhecia bem Itália ou as suas influências.
No séc. XVIII, o arcebispo D. Simão da Gama mandou ampliar o convento, segundo uma lápide comemorativa em 1706. Deste período é o lado esquerdo, adossado em ângulo recto à arcatura que dá acesso à capela e ao claustro, local que funcionou como Hospedaria, com piso alto que se apoia numa galeria de arcos com colunas toscanas.
A encimar as entradas para a capela e para o claustro encontram-se dois frontões barrocos, os quais representam o Sagrado Coração de Jesus e o bom Jesus Salvador do Mundo, respectivamente.
A capela apresenta uma planta centralizada, constituída por cinco octógonos encimados por cinco cúpulas, sustentadas por trinta e duas colunas. A cúpula do corpo central é mais elevada que as outras e assenta num elevado tambor, onde foram rasgadas as janelas de iluminação em arcos de volta inteira, alternadas com colunelos só visíveis do exterior. Tal como as outras, esta cúpula é encimada por um lanternim.
No interior existe uma sucessão de arcos de volta inteira e arquitraves, inscritos em suportes cilíndricos. Em cada corpo lateral encontra-se um nicho inscrito num arco cego, que serve de altar. No início, estavam nestes nichos três retábulos da autoria de Gregório Lopes, pintados em 1545 e actualmente no Museu de Évora.
As portas de acesso das duas sacristias são da época, esculpidas em madeira policroma, formando elipses e rosetas ovais com os perfis de S. Francisco de Assis e Santo António de Lisboa.
As casas da quinta, os jardins e o pequeno convento constituem um belo conjunto. O convento manteve as suas arcadas renascentistas.
Em 1913, foi aqui instalada a Escola de Regentes Agrícolas e, actualmente, as instalações funcionam como delegação da Reitoria da Universidade de Évora.

Morada
Herdade da Mitra, Valverde
7000-083
ÉVORA
Bibliografia
À Descoberta de Portugal, Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1982.
Data de atualização
11/12/2006
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,801,097