"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Palácio Nacional de Belém

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Dec. n.º 19/2007, de 03/08/2007; revoga o artigo 2.º do Decreto n.º 47 508, de 24 de Janeiro de 1967, na parte a que se refere ao Palácio Nacional de Belém, que o classificava como Imóvel de Interesse Público.
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna, Contemporânea
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Palácio
Valor patrimonial
Valor Arquitectónico, Valor Artístico, Valor Plástico
Uso atual
Residência Oficial da Presidência da República
Descrição

O Palácio de Belém foi construído no séc. XVI, durante o reinado de D. Manuel, tendo sofrido ampliações e reedificações no séc. XVII que lhe fizeram perder o aspecto quinhentista. Em 1726 D. João V fez-lhe novos melhoramentos, aumentando a quinta e rodeando o palácio de magníficos jardins. Em 1770 foi construído o Picadeiro Régio, local onde se podia assistir a lições de equitação ou a demonstrações dos grandes mestres que dominavam a arte de cavalgar. O projecto do picadeiro deve-se a Giacomo Azzilini, enquanto que as pinturas do tecto foram executadas por Francisco de Setúbal e por Nicolla della Rive. Foi por iniciativa de D. Amélia que se promoveram obras a fim de tornar o picadeiro em Museu dos Coches.
Exteriormente o palácio é discreto, porém, no seu interior as salas são ricamente ornamentadas com móveis de estilo império, possuindo ainda pavimento marmóreo e tectos pintados. No entanto o mobiliário que hoje se pode observar é apenas uma parcela do que existia no séc. XVIII, pois a Família Real levou-o para o Brasil em 1807, não o tendo trazido de volta.
Durante a monarquia o palácio serviu de residência real e nele eram recebidos os príncipes e altos dignatários estrangeiros. Após a implantação da República tornou-se na residência oficial do Presidente. O Palácio possui um pequeno museu com as melhores peças oferecidas à Presidência da República por personalidades estrangeiras. Outro motivo de atenção é a cerimónia do render da Guarda Nacional Republicana, que se realiza no palácio.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Praça Afonso de Albuquerque, Travessa dos Ferreiros, Largo dos Jerónimos, Calçada do Galvão, Rua General João de Almeida, Calçada da Ajuda, Santa Maria de Belém
1300-004
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

GIL, Júlio, Os mais belos palácios de Portugal, Editorial Verbo, Lisboa/São Paulo, 1992.

ADRAGÃO, José Victor, PINTO, Natália, RASQUILHO, Rui, Lisboa, Editorial Presença Lda., Lisboa, 1985.

Data de atualização
13/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,035,470