"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Palácio Burnay

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
28/82, DR 47, de 26-02-1982, ZEP DR (I Série-B), n.º 37, de 13-02-1996, portaria n.º 39/96
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Palácio
Valor patrimonial
Valor Arquitectónico, Valor Artístico,
Valor Plástico, Valor Sociológico
Áreas Artísticas
Escultura, Estuques, Pintura, Jardins
Uso atual
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Instituto de Investigação Científica Tropical
Descrição

Conhecido também por Palácio dos Patriarcas, teve a sua origem nas casas nobres que D. José César de Meneses mandou edificar no início do séc. XVIII. O edifício possui planta composta, articulada com dois pátios rectangulares. Apresenta três corpos com volumetria paralelipipédica escalonada, com telhados de 2 e 4 águas, com a excepção das antigas estufas cobertas por uma estrutura metálica de asnas semicirculares, envidraçadas. No corpo central destaca-se a varanda corrida ao nível do andar nobre e uma frente com três janelas de peitoril sobre o portal. Em cada um dos dois corpos laterais inscrevem-se duas janelas, ao nível da varanda central; estes dois corpos encontram-se coroados por torreões rasos. No centro do edifício, um zimbório, com lanternim de quatro faces e quatro janelas, eleva-se a um nível superior ao dos torreões. O andar térreo deste corpo possui duas portas e seis janelas. O edifício termina-se por dois corpos extremos a oeste e a este rematados por platibanda de balaústres, decorada com três estátuas de mármore.
As obras de beneficiação realizadas, em 1942, nomeadamente com restauros das pinturas dos tectos e das paredes, não foram determinantes para travar o processo de descaracterização do espaço interior, que se acelerou com a sua nacionalização. No Palácio Burnay destaca-se o átrio superior de talha escura que se abre sobre uma galeria envidraçada que dá para os jardins e serve de acesso às várias salas. No antigo salão de baile há a assinalar o tecto de estuque com medalhões alusivos à música, da autoria de Rodrigues Pita. O espaço onde era a sala de jantar tem no tecto uma representação do céu com meninos alados conduzindo flores e frutos, pintado por José Malhoa, em 1886. Destaca-se também a sala das colunas com quatro colunas de madeira, caneladas, com capitéis dourados e tecto de estuque com ornatos.
No espaço exterior encontra-se o jardim, bastante deteriorado, articulado com duas estufas, sendo ainda possível observar aqui algumas estátuas. No lado poente dos jardins, inscreve-se uma porta de mármore, com colunas salomónicas e pedra de armas do séc. XVII, e um teatro em mau estado de conservação.
Actualmente o edifício é ocupado, no andar térreo, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e no andar nobre e num dos pavilhões do jardim, pelo Instituto de Investigação Científica Tropical.

Intervenções e Restauros
Realizadas em 1942, obras de beneficiação com restauros das pinturas dos tectos e das paredes.
Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Rua da Junqueira, 78 a 92, Alcântara
1300
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.

Data de atualização
13/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,624