"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Muralhas e Ruínas de Vila Velha de Santa Cruz ou Derruída

Distrito: Bragança
Concelho: Torre de Moncorvo

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto N.º 26-A/92 de 1-6
Identificação Patrimonial
Conjunto
Tipologia original
Conjunto edificado - Urbano; Arquitectura militar
Valor patrimonial
Classificação Naciona, Valor Arqueológico, Valor Histórico
Descrição

A dominar um outeiro localizado entre o rio Sabor e a ribeira Vilariça encontra-se uma vila medieval fortificada, abandonada no século XIII. No interior do espaço amuralhado, nalgumas partes ainda com vários metros de altura, podem vêr-se arruamentos, várias construções e algumas paredes em ruína. No cimo do povoado é possivel observarem-se algumas estruturas e uma parede alta, podendo estes elementos pertencer à capela. Encontram-se duas sepulturas escavadas na rocha e, em toda a superfície do solo, estão numerosas pedras aparelhadas, assim como fragmentos de telha. Estas ruinas correspondem a Santa Cruz de Vilariça, também conhecida por "Derruída", sede de um amplo concelho medieval, actualmente incluído nos concelhos de Torre de Moncorvo, Vila Flor, Alfândega da Fé e Carrazeda.

Estado de Conservação
Património em perigo
Sim
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
28/07/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,028,329