Património Material
Mosteiro de Bustelo
Antigo mosteiro beneditino, masculino, que se apresenta hoje como um importante monumento barroco, individualizando-se sobretudo pelo imponente aqueduto, pelos altares e cadeiral do coro, em talha, profusamente decorados.
A actual arquitectura dos edifícios que o compõem, profundamente alterados pelas várias remodelações dos séculos XVII e XVIII, não mostra quaisquer vestígios aparentes da sua medieva fundação, anterior a 1065.
No entanto, identificam-se vários elementos arquitectónicos coevos do primeiro templo, reaproveitados nos paramentos do muro do quintal contíguo à igreja.
É o caso de algumas aduelas com decoração enxaquetada em baixo relevo e fragmentos de impostas decoradas com toro e escócia, que confirmam a existência de um templo românico.
Retábulo principal
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993;
Alguma Bibliografia relacionada:
MAIA, Fernanda Paula Sousa - O Mosteiro de Bustelo. Propriedade e Produção Agrícola no Antigo Regime - Universidade Portucalense, Porto, 1991;
AMARAL, Paulo e TEIXEIRA, Ricardo - “Elementos para a Carta Arqueológica de Penafiel” - Homenagem a Carlos Alberto Ferreira de Almeida, Actas I, Cadernos do Museu, n.º 2, Museu Municipal de Penafiel, 1998;
SANTOS, Maria José Ferreira dos – “A Terra de Penafiel na Idade Média – estratégias de ocupação do território (875-1308)” - Cadernos do Museu, n.º 10. Museu Municipal de Penafiel, 2004.