Património Material
Igreja e Convento dos Grilos
Igreja edificada nos séculos XVI-XVII pela Companhia de Jesus. Apresenta uma imponente fachada, constituída por dois andares. O andar inferior desenvolve-se a partir pilastras toscanas e mostra três portas com frontões, sendo a do centro mais alta e ladeada por duas colunas coríntias geminadas sobre as quais repousa o entablamento; por cima, no eixo, encontra-se o símbolo da Companhia. Ladeando o conjunto veêm-se duas janelas e nos extremos nichos vazios.
No andar superior, estruturado por colunas jónias que suportam frontões partidos, pode ver-se, na parte central, uma janela que é encimada pelo brasão de Frei Luís Álvares de Távora e que se encontra entre nichos vazios; nos extremos situam-se torres cobertas por volutas. Remata a frontaria uma Cruz de Malta sobre pedestal.
O interior é de uma só nave, coberta por abóbada de berço com caixotões, sendo os alçados laterais, onde se integram capelas, divididos por pilastras com nichos. De salientar as imagens em barro pintado, alusivas aos Evangelistas e aos Apóstolos, bem como o painel de João Baptista Ribeiro e uma imagem de Santo Inácio.
PORTO A PATRIMÓNIO MUNDIAL: Processo de candidatura da Cidade do Porto à classificação pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade - 1993, Câmara Municipal do Porto, 1993.