"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja e Convento do Pópulo

Distrito: Braga
Concelho: Braga

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 129/77 de 29-9
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Conventual/Monástica
Valor patrimonial
Valor Histórico-Artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria
Descrição

A igreja foi mandada construir, em 1596 (lançamento da primeira pedra), pelo arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus e Castro. Por ameaça de ruína, foi reconstruída, durante o séc. XVIII, sob a traça do arquitecto Carlos Amarante, acrescentando-se nessa altura a parte conventual. Apresenta fachada neo-clássica, com elementos barrocos nas cúpulas das duas torres que flanqueiam o templo e no tímpano. O portal é enquadrado por duas colunas e é encimado por um janelão, com varanda e entre colunas. No interior a nave é coberta por uma abóbada de cantaria, com quatro arcos torais e caixotões de granito. As capelas laterais e a capela-mor são decoradas com azulejos azuis e brancos historiados, atribuídos a António de Oliveira Bernardes.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contactar a Região de Turismo do Verde Minho Praça Dr. José Ferreira Salgado, 90 - 6º - 4704-525 BRAGA Tel: 253 202 770 - Fax: 253 202 779
Morada
Praça Conde de Agrolongo (Campo da Vinha), S. João do Souto
4700
BRAGA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (orientação e coordenação), Tesouros Artísticos de Portugal, Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1982.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, IPPAR, Lisboa, 1993.

Data de atualização
21/07/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,041,810