"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja e Claustro do Convento do Carmo

Distrito: Beja
Concelho: Moura

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 33587 de 27-03-1944
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
XIII, XIV, XV, XVI, XVIII
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Conventual/Monástica
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria
Uso atual
Hospital
Descrição

No reinado de D. Sancho II chegaram a Portugal alguns cavaleiros da Ordem de Malta acompanhados de padres Carmelitas. Os Hospitalários mantinham com os Carmelitas laços de fraternidade, que vinham já da Terra Santa, inclusivé o seu padroeiro S. João era um dos adeptos da Ordem do Carmo. Ante as perseguições infligidas pelos sarracenos aos carmelitas, que chegaram ao extremo de lhes destruirem o próprio Monte Carmelo, estes tomaram a resolução de emigrar para a Europa. Em 1238 estabeleceram-se em Chipre, Messina, Paris e Aylesford. A Moura coube a honra de ter o primeiro Convento Carmelita que se estabeleceu na Península (1251). O Convento do Carmo em Moura deveria ter sido, em princípio, em estilo gótico, de que restam vestígios em algumas capelas, tendo mais tarde sofrido reconstruções e transformações de estilo manuelino e renascentista (pórtico da igreja). Para as obras contribuem grandes dádivas com que D. Nuno Álvares Pereira contempla o Convento, visto mais de uma vez ter vindo aqui rezar, antes de partir para as guerras, a pedir auxílio e protecção divina. Inclusivé, numa das suas passagens por Moura, levou daqui os primeiros monges que fundaram o Convento do Carmo em Lisboa. De realçar, ainda, os azulejos setecentistas e o claustro.

Morada
Avenida do Carmo
7860
MOURA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
01/07/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,051,856