"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Matriz de Santo Antão do Tojal

Distrito: Lisboa
Concelho: Loures

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 30762 de 26-9-1940; Decreto nº 32973 de 18-8-1943
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Arquitectónico, Valor Histórico, Valor de Memória
Estilo(s)
Barroco
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Escultura, Talha
Uso atual
Culto Religioso
Descrição

A primeira referência que se tem de Santo Antão do Tojal data de 1291, quando o arcebispo D. Fernando de Vasconcelos e Meneses compra a quinta a Pero Viegas, reconstruindo a igreja e construindo um palácio com jardins para a sua residência de Verão.


Na traça medieval a igreja era composta por três naves, com colunas a separá-la.


No séc. XVI a igreja já se encontrava em ruínas, sendo reedificada em 1554, pelo arcebispo D. Fernando de Meneses Coutinho de Vasconcelos.


Já no séc. XVIII, em 1730/31, D. Tomás de Almeida manda reconstruir a igreja ao arquitecto italiano António Canevari que constroi uma nova fachada de inspiração barroca, e amplia a igreja, enriquecendo-a.


A igreja apresenta planta longitudinal, nave única, com capela-mor rectangular, adossando-se ao lado esquerdo a torre sineira que está recuada em relação à fachada. A cobertura do telhado é de duas águas. O embasamento é feito em cantaria.


A fachada reestruturada tem frontespício em toda a largura da igreja que termina num frontão triangular com óculo oval no tímpano, iluminando o coro no interior da igreja. As pilastras formam três corpos, tendo as laterais um nicho e uma janela cada uma delas. Cada nicho tem uma bonita imagem em mármore de Carrara, feitas propositadamente na Itália. No nicho da esquerda encontra-se a imagem da rainha Santa Isabel, muito venerada na região saloia. No nicho da direita está S. Bruno, santo devoto do primeiro patriarca de Lisboa. A pilastra central é composta por um portal de arco pequeno com moldura recortada sobrepujada por um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Conceição ladeada de decoração vegetalista e com uma inscrição na parte superior:

IN CONCEPTIONE TUA
VIRGO IMMACULATA FUISTI
ORA PRO NOBIS
PATREM CUJUS FILIUM PEPERISTI

(Tradução livre: Na concepção, virgo imaculada foste. Ora por nós patria, cujos filhos concebestes).

No interior, forrado a azulejo e mármores, o patriarca D. Tomás de Almeida mandou retirar as sepulturas do pavimento. Nos tectos de talha dourada podem ver-se pintadas as armas patriarcais. Aparece pela primeira vez nesta igreja o púlpito, lugar de retórica importante para cativar a atenção dos crentes. Podem ainda ver-se uma porta que se abre para a sacristia, e o coro-alto triunfal, com enquadramento de cantaria ladeada com duas peanhas suportando imagens; a capela-mor com lambril de azulejos mostra um nicho com Cristo na Cruz e possui abóbada de berço.

O patriarca reforçou a vida paroquial criando uma colegiada com 18 pessoas: 9 sacerdotes, incluindo o pároco; 2 beneficiados; 7 empregados (sacristãos, músicos, sineiros, etc.).
Em 1795 é colocado o sino mais pequeno, feito em Lisboa por D. José Domingos da Costa.
Sabe-se que depois de 1910 houve um incêndio que destruiu o recheio da igreja.
Com a doação do Palácio da Mitra à Casa do Gaiato, em 1947, é fechada a passagem que existia entre o palácio e a igreja.

A classificação deste monumento, integra-se no conjunto formado pelo Palácio da Mitra e outros anexos (Aqueduto, Chafariz Monumental, Pombal decorado com azulejos, e Portão de entrada da quinta do Palácio).

Estado de Conservação
Intervenções e Restauros
Executadas novas coberturas, em 1996, pela DGEMN (Direcção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais).

Morada
Rua Padre Adriano
2670
SANTO ANTÃO DO TOJAL
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ROTEILOURES, nº15, Odivelas: Rotinveste - Publicidade e Meios de Comunicação, Lda, 1999.

SEQUEIRA, Clara, O Barroco em Santo Antão do Tojal, Junta de Freguesia de Santo Antão do Tojal, 1997.

Data de atualização
21/02/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,788,369