"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Palácio dos Condes de Farrobo

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto 735/74, DG 297, de 21-12-1974; 5/2002, DR 42, 1.ª série-B, de 19-02-2002
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna, Contemporânea
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Palácio
Valor patrimonial
Valor Arquitectónico, Valor Artístico, Valor Plástico
Áreas Artísticas
Jardins
Descrição

A classificação inclui os jardins e o chafariz.
O Palácio pertencente ao Barão de Quintela foi construído na segunda metade do séc. XVIII, em 1779, segundo o plano do tio do proprietário, o Padre Oratoriano Bartolomeu Quintela, que se inspirou no modelo dos palácios italianos da primeira metade desse mesmo século. A decoração dos tectos do palácio foram na altura pintados por António Manuel da Fonseca.
A Quinta continha estufas, labirintos, lagos e várias esculturas de mármore dispersas pela vasta área dos terrenos circundantes ao palácio.
A construção do Teatro de Tália, integrado na propriedade, decorre em 1820 e deve o traçado ao arquitecto Fortunato Lodi. Com uma capacidade para 560 lugares, assinalável para a altura, o teatro apresenta uma fachada com 4 colunas dóricas, assentes em esfinges neo-egípcias, que suportam um frontão triangular.
Nos meados do séc. XIX, por ordem do 2º Barão de Quintela e Conde de Farrobo, o palácio foi remodelado. Em 1905 o Jardim Zoológico de Lisboa foi transferido para o Palácio/Quinta de Farrobo, levando a alterações dos jardins. Actualmente o jardim é constituído por dois patamares desnivelados com canteiros bordados a buxo.
O imóvel pertence ao Estado.

Intervenções e Restauros
Foi remodelado em meados do séc. XIX.
Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Estrada das Laranjeiras, nº 195 a 197, Praça Marechal Humberto Delgado, Estrada de Benfica e Rua Xavier Oliveira
1600-134
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
BERGER, Francisco Gentil; BISSAU, Luis; TOUSSAINT, Michel (coord.), Guia de Arquitectura, Lisboa 94, Associação dos Arquitectos Portugueses / Sociedade Lisboa 94 / Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 1994.

FERREIRA, Fátima Cordeiro G.; CARVALHO, José Silva; PONTE, Teresa Nunes da (coord.), Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, 1993.

Data de atualização
18/07/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,793,204