"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Fundação Calouste Gulbenkian

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Proteção Jurídica
decreto nº 18 /2010 do Ministério da Cultura
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XX)
Áreas Artísticas
Arquitectura, Jardins
Uso atual
Fundação
Descrição

A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada por vontade testamentária de Calouste Sarkis Gulbenkian tendo sido os seus estatutos (dedicados à Arte, Beneficência, Ciência e Educação) aprovados pelo Estado Português em Julho de 1956.

O conjunto arquitectónico - Sede e Museu - foi edificado entre 1962 e 1969 com projecto da autoria dos arquitectos Alberto Pessoa, Pedro Cid e Ruy Athouguia. O edificio integra também um grande auditório, áreas para congressos, pequenos auditórios e vários espaços para exposições temporárias.

parque envolvente é da responsabilidade dos arquitectos Gonçalo Ribeiro Telles e Viana Barreto. O conjunto recebeu o Prémio Valmor de 1975 atribuído "ex-aequo" com a Igreja do Sagrado Coração de Jesus.
Posteriormente, em 1983, foi construído o Centro de Arte Moderna, inserido no mesmo espaço, com traçado dos arquitectos Leslie Martin, Sommer Ribeiro, I. Richards e Nunes de Almeida. 

“O conjunto do edifício-sede e parque da Fundação Calouste Gulbenkian constitui uma obra de dimensão, programa e competência técnica excepcionais, de importância e significado referenciais na arquitectura nacional e internacional. Também foi Prémio Valmor em 1975, concebido pelos arquitectos Ruy Athouguia , Alberto Pessoa , Pedro Cid , Gonçalo Ribeiro Telles e António Viana Barreto."´- Comunicado do Conselho de Ministros de 4 de Novembro de 2010 - Decreto que procede à classificação, como monumentos nacionais, do edifício-sede e parque da Fundação Calouste Gulbenkian, da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, do Jardim Botânico de Lisboa e do Campo da Batalha de Aljubarrota e área envolvente, também designado Campo Militar de S. Jorge de Aljubarrota.

Prémios
Prémio Valmor 1975
Morada
Avenida de Berna
1050
LISBOA
Telefone
21 782 3000
Fax
21 782 3021
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

FERREIRA, Fátima Cordeiro G.; CARVALHO, José Silva; PONTE, Teresa Nunes da (coord.), Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987.

Data de atualização
29/12/2010
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,726,671