"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Edifício da Misericórdia de Guimarães

Distrito: Braga
Concelho: Guimarães

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 735/74 de 21-12
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Conventual/Monástica
Valor patrimonial
Valor Artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura, Escultura, Talha, Pintura, Mobiliário
Descrição

A igreja da Misericórdia data do séc. XVI, apresenta uma fachada em estilo renascença, com pórtico liso, flanqueado por quatro colunas coríntias, a que se justapõem, no andar superior, outras do mesmo tipo, mas de menores dimensões. Ao centro, mostra um nicho ladeado por duas colunas e encimado por frontão triangular, que abriga uma imagem de Nossa Senhora. Sobrepujando o conjunto, abre-se um óculo sobre um frontão curvo. O interior é de uma só nave, decorada em estilo rococó. A classificação abrange, ainda, a parte edificada do séc. XVIII, e o que subsiste do antigo Convento dos Capuchos, igreja, sacristia e claustro. A Igreja dos Capuchos, pertencente ao convento do mesmo nome, foi iniciada em 1663, sob a direcção do prior da colegiada D. Diogo Lobo da Silveira, aproveitando pedra do Paço dos Duques de Bragança, da antiga muralha e do Paço da Acaçova. Na fachada, três arcos sobrepujados por uma janela de sacada, assente em mísula trabalhada, em granito, e entre dois nichos com imagens de pedra, igualmente suportados por mísulas, dão acesso ao templo. Na sacristia é de salientar a cobertura de caixotões pintados, com motivos vegetalistas. Inclui esta dependência contadores lavrados, um maciço arcaz de talha dourada e policromada, setecentista, e ainda, diversas pinturas. O claustro, seiscentista, de dois pisos, é alpendrado e tem no centro um chafariz.

Morada
Largo João Franco
4800
GUIMARÃES
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
23/07/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,041,167