"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Convento e Colégio de Santo Antão-o-Novo

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
8/83, DR 19, de 24-01-1983, ZEP DR (I Série-B), n.º 188, de 17-08-1992, portaria n.º 791/92
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna, Contemporânea
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Conventual/Monástica
Valor patrimonial
Valor Artístico, Valor de Memória, Valor Sociológico
Áreas Artísticas
Azulejaria
Uso atual
Serviços do Hospital de S. José
Descrição

O Colégio da Companhia de Jesus foi mandado construir pelo Cardeal D. Henrique em 1579 e deve a Baltazar Álvares o seu traçado arquitectónico. Em 1593 deu-se a mudança do convento de Santo Antão-o-Velho para Santo Antão-o-Novo com uma grande procissão. O novo convento possuía na altura 25 padres e alguns servidores, e pagava uma renda de 1400 cruzados. A Igreja do Convento foi inaugurada em 1652 e era uma das mais sumptuosas de Lisboa, mas por infortúnio não escapou ao terramoto de 1755, que viria unicamente a poupar a Sacristia e que constitui o actual elemento de maior relevo artístico, obra-prima do arquitecto João Antunes.
A entrada dá-se por um magnífico portal de pilastras estriadas e colunas salomónicas com as armas da Condessa de Linhares (D. Filipa de Sá) firmadas na cimalha. O interior é formado a mármores policromos, tendo pilastras adossadas aos flancos e colunas compositas adossadas à cabeceira, definindo um estilo barroco. O retábulo é da autoria de João Frederico Ludwig. O estilo barroco repete-se na sala nobre, octogonal, revestida a mármore policromo e com pilastras geminadas nos vértices da sala, e que foi concebida pelo arquitecto João Antunes. A escadaria principal que nos conduz ao piso nobre é revestida a azulejos do séc. XVIII que representam temas guerreiros e profanos. Igualmente revestido a azulejos é o pátio do relógio, tendo estes a particularidade de serem azuis e brancos em lambris.
O edifício conventual também desmoronou com o Terramoto , mas as reparações fizeram-se sem demora. Porém, o restaurado edifício viria a vagar após a expulsão dos Jesuítas em 1759. É nessa data que se deu a reutilização do convento, passando a receber os doentes do destroçado Hospital Real de Todos-os-Santos, e a partir de 1775 passou a ser designado por Hospital Nacional e Real de S. José (em honra a D. José I).
Em 1811 foi construído o portão na fachada Sul, colocando estátuas em plintos junto ao pano mural. Em 1901 sofreu as reformas de Curry Cabral atribuindo-lhe o nome de «Hospital Nacional e Real de São José e Anexos», englobando então outros edifícios conventuais até então não utilizados. A República (em 1911) viria a alterar novamente a designação dos Hospitais para Hospitais Civis de Lisboa, atribuindo-lhe o nome de Hospital de São José que se mantém até hoje. No actual uso a Sacristia funciona como capela do Hospital; A Biblioteca e Arquivo hospitalar encontram-se no piso nobre, e o gabinete do Director ocupa a sala nobre.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Rua José António Serrano, Travessa do Hospital, Rua Manuel Bento de Sousa, Pena
1200-822
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

CAEIRO, Baltasar de Matos, Os conventos de Lisboa, [Sacavém], Distri, 1989.

GUIA LARANJALisboa e Costa de Lisboa, Convergência, Portugal, 1985.

MOITA, Irisalva (coord.), O Livro de Lisboa, Sociedade Lisboa 94 / Livros Horizonte, Lisboa, 1994.

Data de atualização
29/06/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,797,317