Património Material
Convento de São Francisco do Monte
O convento de S. Francisco do Monte foi fundado pelos franciscanos observantes, sendo actualmente propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.
Foi o primeiro Convento de Viana e o terceiro da ordem Franciscana em Portugal. A sua fundação remonta aos finais do séc. XIV, mas foi alvo de sucessivas remodelações e ampliações, salientado-se aquelas que no séc. XVI foram custeadas pelo fidalgo Gonçalo Ferreira de Vilas Bôas, e que devem corresponder ao acrescento da capela-mor da Igreja, onde são visíveis vários pormenores quinhentistas.
Mais tarde, no início do séc. XVII, voltou a sofrer amplas modificações, sendo posteriormente transformado em Oratório, quando em 1625, os frades foram transferidos para o Convento de Santo António dos Capuchos. Assim, o Convento caiu no abandono e arruinou-se progressivamente, tendo sido iniciada a sua reedificação em 1751.
Com a extinção das ordens religiosas em 1834 e a consequente venda dos seus bens pelo Estado liberal, passou o Convento para as mãos de particulares, tendo-se mantido mais ou menos intacto até meados deste século. Presentemente encontra-se completamente arruinado, mas ainda mantém vários elementos artísticos e arquitectónicos de reconhecido valor, que documentam as sucessivas fases por que passou.
O belo cruzeiro que se encontra no terreiro da entrada principal está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Para mais informações por favor contacte Região de Turismo do Alto Minho
Castelo de Santiago da Barra
4900-360 Viana do Castelo
Tel: 258 820 270/1/2/3
E-mail: info@rtam.pt