"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Convento de S. Bento, Palácios das Cortes e de S. Bento

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
5/2002, DR 42, 1.ª série-B, de 19-02-2002
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna, Contemporânea
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Conventual/Monástica
Áreas Artísticas
Cantaria, Escultura
Uso atual
Assembleia da República
Descrição

O Palácio de São Bento foi inicialmente um convento da Ordem Beneditina, mandado construir pelos frades de Tibães em 1596. Em 1834 o Convento de São Bento foi secularizado tornando-se em Palácio das Cortes, fazendo-se então as primeiras obras de remodelação. Porém os melhoramentos e reedificação do Palácio só se realizaram em 1895 após ter sofrido um incêndio.
A estrutura actual é da autoria do arquitecto Ventura Terra, tratando-se de um edifício de imponentes dimensões, agregando em si a residência oficial do Primeiro Ministro. O edifício é precedido por uma larga escadaria construída em 1938 e ladeada por dois leões esculpidos em 1942 por Raul Xavier. A fachada apresenta dois pisos de colunas encimadas por um frontão decorado com esculturas em mármore, sendo toda a fachada da autoria de Simões de Almeida (sobrinho).
O interior do Palácio é ricamente decorado com diversos tipos de mármores, realçando-se as colunas cor-de-rosa que sustentam duas galerias que constituiem o hemiciclo encimado por uma cobertura de vidro e metal. As salas do Palácio são enriquecidas com pinturas, esculturas, mobiliário e gravuras de interesse artístico; aí se encontram obras de Rafael Bordalo Pinheiro, Veloso Salgado e Carlos Reis.
Em 1757 o Arquivo Nacional da Torre do Tombo foi transferido para a ala norte do Palácio, permanecendo aí por mais de dois séculos.
Actualmente o Palácio de São Bento é o local onde funciona a Assembleia da República.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Rua Correia Garção, Rua de São Bento, Praça de São Bento, Calçada da Estrela
1200
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
CAEIRO, Baltasar de Matos, Os conventos de Lisboa, [Sacavém], Distri, 1989.

COSTA, José Lino; MAGALHÃES, Maria Filomena de; ANGÉLICO, Maria Manuel, Oásis Alfacinhas Guia Ambiental de Lisboa Verbo, Lisboa, 1998.

LEITÃO, Joaquim, O palácio de São Bento, [Lisboa: s.n.] 1945.

Data de atualização
27/06/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,797,508