Património Material
Convento das Salésias
O convento das Salésias de invocação da visitação de Nosso Senhor da Ordem das religiosas de S. Francisco de Sales foi criado através de Alvará de 30 de Janeiro de 1782, por D. Maria I.
Pe. Teodoro de Almeida funda o convento das religiosas salésias sob a invocação de Nossa Senhora da Visitação. Em 1833 inicia-se a construção da atual igreja e em 1846 é concluída a obra, dando-se a transferência das religiosas. Com a implantação da República termina a atividade docente das freiras, no âmbito da Associação Beneficente de São Francisco de Sales, que funcionava no convento. No ano de 1927 instala-se no edifício o Refúgio e Casas de Trabalho, que posteriormente se converteu no Asilo Nun’Álvares.
O edifício, a que se acede através de um pátio ajardinado, possui planta composta, organizada em função de alas retangulares com telhados de duas águas articuladas nos ângulos. Apresenta um zimbório octogonal, que se eleva sobre o cruzeiro da igreja, adossado à ala oeste. Os alçados das alas sul e este possuem dois pisos e são dinamizados por abertura de 11 e 12 vãos, rematados por beirado, a sul, e platibanda, a este.
A igreja em cruz latina tem volumetria escalonada coberta por telhados a duas e três águas, com cobertura piramidal sobre o tambor octogonal.
A frontaria principal está dividida em três panos por pilastras de cantaria; no pano central, inscreve-se uma porta de verga reta rematada por frontão curvo e sobrepujada por um janelão. Nos panos laterais encontram-se duas janelas sobrepostas a eixo. O conjunto é definido lateralmente por cunhais de cantaria e superiormente por frontão triangular com motivo decorativo revelado em estuque referente à iconografia de São Francisco de Sales.
O espaço interior é decorado com marmoreados, sendo de destacar o coro e a sacristia.
No edifício encontra-se instalado atualmente o Colégio Nun'Álvares da Casa Pia de Lisboa. Podem observar-se lambrins azulejados nos corredores do refeitório.
FERREIRA, Fátima Cordeiro G.; CARVALHO, José Silva; PONTE, Teresa Nunes da (coord.), Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987.
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.