Património Material
Convento Novo de Santa Teresa
Distrito:
Évora
Concelho:
Évora
Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderno, Contemporâneo
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Conventual/Monástica
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Barroco, Rococó
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Escultura, Pintura, Talha
Descrição
Amplo convento, edificado durante o reinado de D. João V, encontra-se assente num adro de escadaria granítica. Está disposto em pavilhões irregulares, de grossa alvenaria, apresenta poucas aberturas e tem telhados de quatro águas. Evidenciam-se a portaria e a fachada do templo, rasgados por portais com interessantes ornatos barrocos, edículas e cartelas de volutas com enrolamento, também de pedra regional, constituindo um tipo de fachada bem representativa da transição barroco-rococó.
A nave encontra-se revestida por silhares de azulejos historiados, representando cenas da vida de S. José, tem uma cúpula pintada, ao gosto de embrechados, altares cruzeiros e presbitério com retábulo monumental, de finais do séc. XVIII, em talha dourada, no qual se manifesta a exuberância do artista eborense João Luís de Botelho.
Salientam-se, ainda, algumas boas esculturas estofadas - Santa Ana e S. Joaquim, S. José, Santa Teresa de Ávila e Nossa Senhora do Carmo -, assim como quadros que representam os Doutores da Igreja.
Igualmente bastante interessante é o claustro, com frontais cerâmicos, emblemáticos, e uma pequena capela alta, com oratório de portas pintadas e forro azulejar de temática mariana, de oficina lisbonense.
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de - orientação e coordenação,
Tesouros Artísticos de Portugal, Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1982.
ESPANCA, Túlio, Évora - Encontro com a Cidade, Câmara Municipal de Évora, Évora, 1988.
Data de atualização
22/08/2008