"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Conjunto de edificações situadas junto à Igreja Matriz de Brotas

Distrito: Évora
Concelho: Mora

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 8/83 de 24-01.
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Conjunto Edificado - Urbano
Áreas Artísticas
Arquitectura
Descrição
Trata-se da zona antiga da vila de Brotas, actualmente denominada "Rua da Igreja", possivelmente antes a "Rua das Confrarias". Constituem-na as antigas casas das confrarias, de arquitectura popular do tipo regional, e um chafariz. Encontram-se edificadas junto à igreja e acompanham o declive, ostentando lápides a indicar as confrarias a que pertenciam. A origem do local encontra-se envolta em lendas e tradições e remonta ao séc.XV. Teve uma grande importância religiosa o culto de Nossa Senhora de Brotas para este local, o qual atingiu nos sécs.XVI e XVII uma áurea espiritual raramente alcançada na região. Por altura das festividades religiosas chegavam a reunir-se em prece mais de 15.000 crentes. Hoje, algumas das antigas casas das confrarias estão em ruínas e ameaçam outras que já foram recuperadas.
Património em perigo
Algumas das antigas casas das confrarias encontram-se em ruína e ameaçam outras que já foram recuperadas.
Morada
Brotas
7490
BROTAS
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ESPANCA, Túlio, Inventário do Património Artístico e Cultural de Évora, Évora, [s.d.].

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.

MESTRINHO, Anastásia, SANTOS, Margarida Almeida e SALGADO, Abílio José, O Culto de Nossa Senhora de Brotas e a respectiva Igreja, Mora, Câmara Municipal de Mora, 1987.

Data de atualização
22/08/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,962,876