Património Material
Conjunto da Praça da Viscondessa dos Olivais
Localização: Situado, de um lado, entre a Travessa das Courelas, parte da Rua Conselheiro Mariano de Carvalho e a Travessa dos Buracos,e de outro, para a Calçadinha dos Olivais e Rua Alves Gouveia.
Fundação: Acerca da Freguesia de Santa Maria dos Olivais, podemos determinar a sua formação, com maior segurança, a partir de 1397, onde algumas fontes documentais relatam a criação da paróquia por D. João Anes, Arcebispo de Lisboa, e confirmada através de Bula Papal de 1 de Julho de 1400.
A concepção actual desta praça (rossio), começa-se a delinear a partir de 1891 com a instalação do coreto e do chafariz, logo após a construção do bairro operário localizado em frente à igreja matriz.
Descrição: Trata-se de um conjunto urbano que conserva ainda uma vincada faceta rural, classificado em 1981 como Imóvel de Interesse Público. O núcleo urbano é composto pela igreja matriz de Santa Maria dos Olivais e um cruzeiro colocado no adro, um coreto, um chafariz e um urinol público em ferro, que aí foram instalados em finais do séc. XIX. Dos edifícios que se situam em torno da praça (construções dos séculos XVII a XIX), destacam-se o antigo asilo-escola da Viscondessa, a casa dos Almadas, a Quinta de Santo António da Boiça e a Quinta dos Buracos. Em 1990, o núcleo foi declarado como área de recuperação e reconversão urbanística.
DELGADO, Ralph, A Antiga Freguesia dos Olivais, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1969.
TORRES, Helena; PORTAS, Catarina; FREIRE, Adriana, Olivais - Retrato de um Bairro, Liscenter, 1995.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.