"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Conjunto da Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Casa dos Círios e Terreiro no Cabo Espichel

Distrito: Setúbal
Concelho: Sesimbra

Cabo_espichel
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 37728 de 5/1/1950. Z.E.P., D.G. 2ª série, nº 280 de 29/11/1963.
Identificação Patrimonial
Conjunto
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Santuário
Proprietário/Instituições responsáveis
Confraria da Senhora do Cabo Espichel
Descrição

Situada no Cabo Espichel e com a antiga denominação de Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, conta a lenda que terá aqui havido uma aparição de Nossa Senhora. Conta-se que a Virgem terá aparecido na praia montada numa mula e que esta, ao trepar pela rocha acima, deixaria aí as marcas das suas patas. Em homenagem à Virgem foi construída nesse lugar a ermida a que chamaram de Pedra Mua.

É desconhecida a origem do culto a Nossa Senhora do Cabo, havendo autores que referenciam o ano de 1215 por altura do milagre que salvou a tripulação de um mercador inglês após naufrágio junto ao Cabo Espichel ("Promontório Barbárico" para os antigos geógrafos). Outros autores sustentam que o culto remonta ao ano de 1410, data da descoberta na extremidade do Cabo Espichel da Imagem de Nossa Senhora do Cabo pelos velhos da Caparica e de Alcabideche. Este culto está impresso na iconografia dos painéis de azulejos na ermida.

A Casa dos Círios, também conhecida como ermida da Memória, é o elemento mais antigo do conjunto e está no lugar onde terá sido encontrada a imagem. Remonta ao século XV e apresenta planta retangular com cúpula boleada. Aliás, a construção de todo o conjunto remonta ao início do séc. XV. O que hoje observamos é já o resultado da intervenção setecentista ordenada por D. Pedro II uma vez que o culto a Nossa Senhora do Cabo e os círios traziam muito movimento ao Cabo Espichel.

As casas para albergar os peregrinos já existiriam, mas espalhadas pela área. A intervenção setecentista mudou esta realidade e começou pela igreja em 1701, pensando-se que terá ficado concluída, no exterior em 1707, e no interior em 1740, data em que Lourenço da Cunha pintou o teto.

A Igreja é estilo chão com a fachada ladeada por duas torres sineiras e com três portais térreos encimados por outras tantas janelas e terminada por frontão triangular com elementos barrocos. No interior merecem destaque os mármores brancos e negros a enquadrar 10 altares de talha vulgar, sobre os quais se exibem telas relativas a episódios da Vida da Virgem. A imagem de Nossa Senhora do Cabo está na capela-mor. Na sacristia, importa referir as tábuas do denominado Mestre da Lourinhã.

As duas fileiras de casas para os peregrinos terão sido construídas a partir de 1715, tendo apenas terminado entre 1745 e 1760. A sua configuração em relação com a igreja realça a cenografia do templo, criando em simultâneo um jogo de claro-escuro através da arcaria e janelas do piso superior em que a arquitetura saloia ganha grande interesse e monumentalidade.

O terreiro é a zona de arraial. Digna de referência é também a Casa da Água, de 1770, onde termina o aqueduto da Azóia. Com planta hexagonal é antecedida por uma escadaria e tem traçado classicista.

Núcleos mais importantes
Casa dos Círios, Igreja, Casa da Água
Modo de funcionamento
Posto Turismo:
Inverno :: 1 de outubro a 31 de maio > 09h00 - 12h30 - 14h00 - 17h30 (todos os dias)
Verão :: 1 de junho a 30 de setembro > 09h00 - 20h00 (todos os dias)
Morada
A ocidente da Vila de Sesimbra
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
20/08/2014
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,719,098