"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Conjunto arquitectónico constituído pela Torre de Terrenho, Casa e Capela de Nossa Senhora da Penha

Distrito: Guarda
Concelho: Trancoso

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto N.º 39175 de 17-4-1953; N.º 129/77 de 29-9
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Militar - Torre; Arquitectura Doméstica - Palácio; Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Valor patrimonial
Valor Arquitectónico, Artístico, Valor Histórico
Estilo(s)
Barroco
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil, Arquitectura Militar, Arquitectura Religiosa, Escultura, Pintura, Talha
Descrição

Conjunto alterado no séc. XVIII.


Na torre salienta-se o tecto, de forma oitavada, em talha policroma, com atlantes e caixotões com figuras de santos, flores e frutos. O fecho do tecto apresenta um motivo heráldico.


Na capela, em estilo barroco, destaca-se o conjunto de imaginária, de boa qualidade, integrado no altar de talha dourada intercalada com pinturas. O tecto é em caixotões, o púlpito tem baldaquino e o coro alto faz ligação com a casa. A capela está decorada com peças exóticas do Brasil.


A casa, igualmente denominada Solar dos Brasis, foi mandada edificar há cerca de 280 anos por um fidalgo, Luís Monterroio Monteiro e Pinto, em honra de Nossa Senhora da Penha de França, santa da sua devoção.
Desconhece-se a razão que o levou a construir este edifício, de grande qualidade arquitectónica, em tão pequena e longínqua aldeia. Segundo a tradição, terá ido para o Brasil, enviado por D. João V, e aí fêz fortuna, tendo regressado rico. Após ter escapado ileso a tantas aventuras, ficou convencido tal se dever à intervenção da santa. Assim, terá prometido edificar um santuário em honra da santa "no sítio onde o seu cavalo parasse", o que aconteceu em Terrenho.

Núcleos mais importantes
Conjunto de imaginária da capela.
Estado de Conservação
Património em perigo
Sim
Programas e Projetos
A Câmara Municipal de Trancoso pretende recuperar o Solar dos Brasis por este se encontrar em estado de abandono. Para tal, irá candidatar a aquisição e recuperação da casa ao Sub-Programa B. A autarquia já efectuou os primeiros contactos com os proprietários.
Caso seja garantida a comparticipação comunitária, a casa será preservada e adaptada a espaço para actividades culturais e alojamento.
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
06/11/2008
Agenda
Exposições

Raw [e]motions

CNAP - Clube Nacional de Artes Plásticas 6 Jul a 31 Jul 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,812,441