"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Castelo do Sabugal e restos da antiga muralha

Distrito: Guarda
Concelho: Sabugal

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-6-1910; Decreto nº 38147 de 5-1-1951. Z.E.P., D.G. 2ª Série, Nº 282 de 6-12-1949. Boletim Nº 57, da D.G.E.M.N.
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Medieval (Séc. XII a XIII)
Tipologia original
Arquitectura Militar - Castelo
Valor patrimonial
Valor Histórico
Áreas Artísticas
Arquitectura Militar
Descrição


De planta aproximadamente rectangular, foi construído nos séculos XII-XIII e ampliado por D. Dinis que nele ergueu uma torre de menagem pentagonal de 30 metros de altura, aquando da conquista das terras de Riba-Côa. A defesa da torre é reforçada por matacães. A cidadela encontra-se pontificada por torreões com ameias, sulcados por seteiras em cruz. Das alterações levadas a cabo no reinado manuelino, mantem-se um portal de acesso à ponte levadiça. Saliente-se a espessura e a altura das cortinas da alcáçova, bem como a presença de uma barbacã.

Segundo as crónicas, o governador da praça de Alfaiates, Brás Garcia de Mascarenhas, poeta e autor do "Viriato Trágico", esteve aprisionado na Torre do Relógio. Neste castelo ocorreu também a cerimónia do matrimónio da "formosíssima Maria", filha de D. Afonso IV, com Afonso XI de Castela.

Modo de funcionamento
Para mais informações contactar a Delegação e Posto de Turimo da Região de Turimo da Serra da Estrela no Sabugal, Praça da República - Tel: 271 745 232
Morada
Largo de Santa Maria
6320
SABUGAL
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
27/12/2010
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,420,533