"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Convento do Monte Calvário

Distrito: Évora
Concelho: Évora

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 8217 de 29-06-1922; Z.E.P., D.G., 2ª Série, nº 62 de 15-03-1954.
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Conventual/Monástica
Valor patrimonial
Valor Artístico, Valor Histórico
Estilo(s)
Renascença, Maneirista, Barroco, Rococó
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Estuques, Mobiliário, Pintura, Talha
Descrição

Este convento, igualmente conhecido por Convento de Santa Helena do Monte Calvário, foi fundado pela Infanta D. Maria de Portugal, filha de D. Manuel I e de D. Leonor de Áustria, em 1570, na primitiva ermida de Vera Cruz.
Pertencente à Ordem Franciscana, a clausura começou em 1574, sendo o estilo de vida destas religiosas de extrema pobreza e sacrifícios.
As linhas arquitectónicas deste edifício seguem a orientação tridentina da contra-reforma, tendo sido projectado por Afonso Álvares, mestre das obras da Comarca do Alentejo, e construído por Mateus Neto, conservador do Aqueduto da Água de Prata.
O templo encontra-se fortemente contrafortado, apresenta planta rectangular, nave única revestida de azulejos setecentistas e cobertura em abóbada de caixotões, de estuque. Destaca-se um retábulo de talha dourada, em estilo barroco, e painéis de pintura atribuídos ao mestre Simão Rodrigues, de Lisboa, de grande mérito artístico.
A abóbada da capela-mor tem pinturas a fresco e o coro-alto conserva o cadeiral, esculpido em madeira de carvalho, do início do estilo rococó, e um tríptico maneirista, do séc. XVI, que representa o "Calvário".

O claustro, renascença, de feição austera mas bastante equilibrado, compõe-se de dois pisos de colunata da ordem toscana, de granito, e tem planta rectangular. No piso superior encontravam-se pitorescas celas e capelas.
A Sala do Capítulo e o Refeitório são dependências da segunda metade do séc. XVI, bastante valiosas ao nível arquitectural, azulejar e pictural. No refeitório encontra-se uma pintura sobre madeira, representando a Ceia, Santa Clara e S. Francisco, possivelmente de feitura fradesca mas, copiando um painel toledano de Luís Tristán.

Morada
Rua Cândido dos Reis (antiga Rua do Calvário), Sé e São Pedro
7000
ÉVORA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
À Descoberta de Portugal, Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1982.

ALVES, Afonso Manuel, Évora a Cal e a Pedra, Publicações D. Quixote, Lisboa, 1990.

ESPANCA, Túlio, Évora - Encontro com a Cidade, Câmara Municipal de Évora, Évora, 1988.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
22/08/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,962,692