"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela do Leão e Fonte Monumental

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Fundão

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 32973 de 18-8-1943; Decreto nº 38147 de 5-1-1951
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV, XVI, XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela; Arquitectura Civil - Equipamento/Serviços
Valor patrimonial
Valor Artístico, Valor Histórico
Estilo(s)
Gótico, Clássico, Renascença, Joanino
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Cantaria, Escultura, Pintura, Azulejaria
Descrição

Metida num recanto, a capela do Leão, também conhecida por capela de Santa Catarina, data dos fins de quatrocentos ou inícios de quinhentos. Este pequeno templo de arquitectura erudita, apresenta elementos do Gótico Final e da Renascença com destaque para a fachada, onde ressalta o pórtico clássico de tipo renascentista com arcos de volta perfeita e medalhões clássicos (representando S. Pedro e S. Paulo) em alto relevo, atribuído a Nicolau de Chanterenne ou à sua oficina. É ladeado por pilastras lavradas e sobrepujado por frontão triangular. Esta construção está ligada à figura notável do Cardeal D. Jorge da Costa (1406 - 1508) cuja família tinha raízes locais e ele próprio aqui nasceu e residiu temporariamente, tendo ficado conhecido por Cardeal de Alpedrinha e notabilizado pelo seu perfil de Humanista que o levou até a Roma onde viveu e faleceu com 102 anos. Na fachada pode ainda ver-se as armas do Cardeal, e uma imagem de Santa Catarina, em mármore branco. No interior, e abrangidos pela classificação, são dignos de interesse, o revestimento a azulejos quinhentistas (enxaquetados, branco e verde) e o retábulo de madeira entalhada, com painéis quinhentistas onde se representam os Passos da Vida de Cristo, de inspiração italianizante.

A Fonte Monumental também conhecida por Chafariz de El-Rei, é um grande fontenário joanino construído na primeira metade do séc. XVIII, junto do acesso ao Palácio do Picadeiro, com seis bicas, três delas vertendo sobre o grande tanque e emoldurado por dois lanços de escada. Em frente, abre-se um grande terreiro.

Modo de funcionamento
Fundão Turismo, E.M. Sítio do Vale, Apartado 355, 6230-479 Fundão (junto às piscinas Municipais Cobertas) Tel: 275 779 040 geral@fundaoturismo.pt
Morada
Rua Fonte no Largo D. João V. Capela na Rua Jorge Costa, Alpedrinha
6095
FUNDÃO
Web site
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1982.

GUIA DE PORTUGAL - Beira Litoral, Beira Baixa e Beira Alta, 3º vol., Lisboa, Biblioteca Nacional de Lisboa, 1944.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
31/07/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,776,798