Património Material
Capela de São Lourenço e Padrão de D. João I
A capela, fundada por Aires Quental, foi construída no séc. XVI.
Edifício de pequenas dimensões, apresenta uma planta rectangular com um único corpo antecedido por uma galilé rústica.O seu portal é manuelino, de verga recortada e ombreiras lisas.
No interior é de realçar o frontal do altar revestido com azulejos quinhentistas do tipo enxaquetado bem como azulejos mudéjares, provenientes da destruída Ermida de S. Miguel. Destaca-se ainda uma escultura de pedra representando o orago e uma pia de água benta, ambas quinhentistas.
No exterior, na fachada lateral do monumento, existe um painel de azulejos azuis e brancos, de composição algo amadora, datado de 1948, alusivo ao encontro de D. João I com D. Nuno Álvares Pereira a 10 de Agosto de 1385, dia de S. Lourenço. Este encontro é também assinalado pelo padrão de coluna lisa, com um capitel decorado com anjos de asas abertas e o brasão nacional, inclinado à maneira burguinhesa. Este conjunto constitui um monumento comemorativo da junção das hostes portuguesas quatro dias antes da batalha de Aljubarrota.
Uma fonte com alpendre datada do séc. XVII integra o conjunto monumental e situa-se quase defronte.
FRANÇA, José-Augusto, Tomar, Lisboa, Presença, 1994, (Cidades e Vilas de Portugal, 18).
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. III, Lisboa, IPPAR, 1993.
TOMAR: PERSPECTIVAS, Tomar, Edição da Festa dos Tabuleiros 1991, (1991).