"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Baterias de Alpena e Raposeira

Distrito: Setúbal
Concelho: Almada

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Contemporâneo
Tipologia original
Arquitectura Militar - Bateria
Descrição
A construção destas baterias iniciou-se em 1893, fazendo parte do sistema designado por Campo Entrincheirado de Lisboa e integrando posteriormente a Frente Marítima de Defesa de Lisboa. O conjunto é constituído por quatro baterias, tendo sido concluídas as duas primeiras em 1901 e 1902, e as restantes em 1909 e 1911. As da Raposeira estão localizadas junto do antigo Forte da Vigia, num nível mais alto, e as de Alpena perto dos antigos redutos da Raposeira Grande e Pequena (estas últimas encontram-se actualmente abandonadas). A guarnição das baterias ficava alojada no quartel da Trafaria, construído para o efeito, e inaugurado em 1905 pelo rei D. Carlos.
Bibliografia
SOUSA, R. H. Pereira de, Fortalezas de Almada e seu termo, Câmara Municipal de Almada, 1981.
Data de atualização
18/02/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,734,124