"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Seminário Maior de São Paulo de Almada

Distrito: Setúbal
Concelho: Almada

Tipo de Património
Património Material
Época(s) Dominante(s)
Moderno, Contemporâneo
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Conventual/Monástica
Valor patrimonial
Valor arqueológico
Áreas Artísticas
Arquitectura, Escultura, Pintura, Azulejaria, Talha
Uso atual
Atendimento espiritual e Sacramento da Reconciliação
Proprietário/Instituições responsáveis
Diocese de Setúbal
Equipa Técnica
Pe. José João Aires Lobato (formação pastoral), Pe. Rui Miguel da Costa Álvares Rosmaninho (formação musical)
Descrição

O Seminário de S. Paulo está instalado num antigo convento, cuja data de construção remonta a 1562, tendo sido nele efectuadas alterações em 1890 e ampliações no séc. XX. O convento foi fundado por Frei Francisco Foreiro com o intuito de servir a Ordem dos dominicanos. Foi nele que ingressou Manuel Sousa Coutinho, depois conhecido por Frei Luís de Sousa.

Da antiga construção restam a igreja barroca, as alas do claustro, a sacristia e algumas divisões onde se efectuam as aulas do Seminário. Na fachada abre-se um portal com frontão, estando inscrita no tímpano uma cartela com o símbolo da Ordem de Santiago. A igreja é de uma só nave, sendo o tecto revestido de madeira e as paredes decoradas com azulejaria a azul e branco, do séc. XVIII. O altar-mor e os colaterais têm retábulos de talha barroca, igualmente do séc. XVIII. A sacristia é decorada por azulejos azuis e amarelos do séc. XVII, destacando-se o painel de azulejos, com motivos de inspiração oriental, do séc. XVII, colocado no altar onde se julga poderá ter estado a capela-mor original. O átrio apresenta num dos cantos uma pequena imagem em pedra, talvez do séc. XVI, representando S. Brás. De salientar, ainda, um quadro com a representação da Sagrada Família, mandado fazer por D. João V, onde, curiosamente, o rosto de uma das personagens foi substituído pelo do monarca com a sua coroa.

O terramoto de 1755 e o incêndio que se seguiu provocaram grande destruição no conjunto religioso, mantendo-se em ruína até finais do séc. XIX. Em 1837, o convento e a respectiva quinta, foram postos à venda em hasta pública, tendo sido adquiridos pela família Paliarte. Em 1889, passou a ter novo proprietário, de nome Ferraz, para em 1933, regressar à Igreja Católica, que nele efectuou as obras necessárias para ali funcionar o Seminário.

Recentemente, foram efectuadas escavações arqueológicas que deram a conhecer grutas artificiais que serviam como necrópole do III ao II Milénio.

Intervenções e Restauros

Após o terramoto de 1755, ficou o Seminário de S. Paulo praticamente destruído (não terão sido atingidos pelo cataclismo a sacristia da antiga capela e a torre). Manteve-se em estado de ruína até finais do séc. XIX, altura em que, através de despesas suportadas pelo Estado, foram efectuadas obras de recuperação sob a direcção de Liberato Teles de Castro e Silva.
Um proprietário particular, em 1890, efectuou alterações, sendo realizadas, em 1933, adaptações e modificações, a expensas da Igreja Católica, para que o Seminário funcionasse.
Recentemente, o Centro Arqueológico de Almada procedeu a escavações na área em frente da entrada principal do Seminário, dando como resultado a descoberta de grutas artificiais que foram utilizadas como necrópole, entre o período do III ao II milénio.
Em 1988, sob a direcção do Museu Municipal, efectuaram-se obras no adro da igreja, que deram a conhecer cerâmicas, azulejos e cantaria dos séc. XVII e XVIII, e ainda, uma sepultura comum.

Morada
R. D. Álvaro Abranches da Câmara, 1
2800-016
ALMADA
Telefone
21 272 96 10
Fax
21 272 96 11
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
FLORES, Alexandre, Almada antiga e moderna - freguesia de Almada, Câmara Municipal de Almada, 1985.

SOUSA, R. H. Pereira de, Almada toponímia e história das freguesias urbanas, Câmara Municipal de Almada, 1985.

Data de atualização
06/05/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,301