"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Seminário Maior de São Paulo de Almada

Distrito: Setúbal
Concelho: Almada

Tipo de Património
Património Material
Época(s) Dominante(s)
Moderno, Contemporâneo
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Conventual/Monástica
Valor patrimonial
Valor arqueológico
Áreas Artísticas
Arquitectura, Escultura, Pintura, Azulejaria, Talha
Uso atual
Atendimento espiritual e Sacramento da Reconciliação
Proprietário/Instituições responsáveis
Diocese de Setúbal
Equipa Técnica
Pe. José João Aires Lobato (formação pastoral), Pe. Rui Miguel da Costa Álvares Rosmaninho (formação musical)
Descrição

O Seminário de S. Paulo está instalado num antigo convento, cuja data de construção remonta a 1562, tendo sido nele efectuadas alterações em 1890 e ampliações no séc. XX. O convento foi fundado por Frei Francisco Foreiro com o intuito de servir a Ordem dos dominicanos. Foi nele que ingressou Manuel Sousa Coutinho, depois conhecido por Frei Luís de Sousa.

Da antiga construção restam a igreja barroca, as alas do claustro, a sacristia e algumas divisões onde se efectuam as aulas do Seminário. Na fachada abre-se um portal com frontão, estando inscrita no tímpano uma cartela com o símbolo da Ordem de Santiago. A igreja é de uma só nave, sendo o tecto revestido de madeira e as paredes decoradas com azulejaria a azul e branco, do séc. XVIII. O altar-mor e os colaterais têm retábulos de talha barroca, igualmente do séc. XVIII. A sacristia é decorada por azulejos azuis e amarelos do séc. XVII, destacando-se o painel de azulejos, com motivos de inspiração oriental, do séc. XVII, colocado no altar onde se julga poderá ter estado a capela-mor original. O átrio apresenta num dos cantos uma pequena imagem em pedra, talvez do séc. XVI, representando S. Brás. De salientar, ainda, um quadro com a representação da Sagrada Família, mandado fazer por D. João V, onde, curiosamente, o rosto de uma das personagens foi substituído pelo do monarca com a sua coroa.

O terramoto de 1755 e o incêndio que se seguiu provocaram grande destruição no conjunto religioso, mantendo-se em ruína até finais do séc. XIX. Em 1837, o convento e a respectiva quinta, foram postos à venda em hasta pública, tendo sido adquiridos pela família Paliarte. Em 1889, passou a ter novo proprietário, de nome Ferraz, para em 1933, regressar à Igreja Católica, que nele efectuou as obras necessárias para ali funcionar o Seminário.

Recentemente, foram efectuadas escavações arqueológicas que deram a conhecer grutas artificiais que serviam como necrópole do III ao II Milénio.

Intervenções e Restauros

Após o terramoto de 1755, ficou o Seminário de S. Paulo praticamente destruído (não terão sido atingidos pelo cataclismo a sacristia da antiga capela e a torre). Manteve-se em estado de ruína até finais do séc. XIX, altura em que, através de despesas suportadas pelo Estado, foram efectuadas obras de recuperação sob a direcção de Liberato Teles de Castro e Silva.
Um proprietário particular, em 1890, efectuou alterações, sendo realizadas, em 1933, adaptações e modificações, a expensas da Igreja Católica, para que o Seminário funcionasse.
Recentemente, o Centro Arqueológico de Almada procedeu a escavações na área em frente da entrada principal do Seminário, dando como resultado a descoberta de grutas artificiais que foram utilizadas como necrópole, entre o período do III ao II milénio.
Em 1988, sob a direcção do Museu Municipal, efectuaram-se obras no adro da igreja, que deram a conhecer cerâmicas, azulejos e cantaria dos séc. XVII e XVIII, e ainda, uma sepultura comum.

Morada
R. D. Álvaro Abranches da Câmara, 1
2800-016
ALMADA
Telefone
21 272 96 10
Fax
21 272 96 11
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
FLORES, Alexandre, Almada antiga e moderna - freguesia de Almada, Câmara Municipal de Almada, 1985.

SOUSA, R. H. Pereira de, Almada toponímia e história das freguesias urbanas, Câmara Municipal de Almada, 1985.

Data de atualização
06/05/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,021,815