"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Praça da República

Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Viana do Castelo

Tipo de Património
Património Material
Tipologia original
Conjunto Edificado - Urbano
Valor patrimonial
Valor Histórico, Valor Artístico
Descrição

Praça da República é, possivelmente, o local mais conhecido da cidade. Assemelha-se a um conjunto feito por um tríptico de arte, constituído pela Velha Casa dos Paços do Concelho, o Chafariz e a Casa da Misericórdia.

antiga Casa da Câmara é uma construção de traça medieval, de linhas sóbrias, acabada na primeira metade do séc. XVI. Com aspecto de fortaleza, foi concebida em dois pisos: no piso térreo abrem-se três arcos ogivais, formando um alpendre que foi em tempos antigos o mercado e é hoje passagem das gentes apressadas na cidade. Por cima da janela central, um pormenor heráldico, uma caravela com velas pandas, símbolo da grande azáfama marítima que sempre animou a cidade.

Casa da Misericórdia é um dos mais originais edifícios renascentistas do país. Traçada no séc. XVI, pelo Arq. João Lopes, a fachada apresenta uma arcada no rés-do-chão sobre o qual se levantam duas varandas de alpendre, destinadas ao passeio dos doentes. Estas varandas apoiam-se sobre cariátides, colunas em corpo de mulher, com um conjunto de 21 esculturas que culminam num belíssimo frontão. O interior é digno de nota, as paredes são inteiramente revestidas de azulejos feitos e assinados por Policarpo de Oliveira Bernardes. O fino trabalho em talha dourada, do séc. XVIII, deve-se ao entalhador Ambrósio Coelho.

O Chafariz, quinhentista, no centro da praça, é um objecto de arte interessante, constituído por uma coluna com duas taças e quatro carrancas, encimado pela esfera armilar.

Morada
Praça da República
4900
VIANA DO CASTELO
Web site
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
11/11/2009
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,448,730