"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Casa Fernando Pessoa

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Descrição

Em 1920, Fernando Pessoa mudou-se com a família para o 1º direito do número 16 da Rua Coelho da Rocha, em Campo de Ourique, Lisboa. Esta foi a sua 18ª morada e aqui viveu até dias antes da sua morte, a 30 de Novembro de 1935. Este e os restantes apartamentos do edifício tiveram diferentes ocupações nos anos que se seguiram.

No final dos anos 80, a Câmara Municipal de Lisboa adquiriu o prédio, que se encontrava em mau estado de conservação e em risco de ser demolido. O facto de ter sido a última morada de Fernando Pessoa fazia deste edifício um lugar privilegiado para depósito e exibição do espólio do escritor, então na posse da Câmara Municipal de Lisboa: objectos pessoais, algum mobiliário e uma grande parte dos livros que pertenceram ao escritor. 

Inaugurada a 30 de Novembro de 1993, no dia do aniversário da morte do poeta, a Casa está desde então aberta ao público. Todo o edifício foi reconstruído, segundo o projecto da Arquitecta Daniela Ermano, mantendo-se apenas como originais a fachada, as escadas que levam ao primeiro andar e duas divisões do apartamento da família.

Desde a sua abertura que a Casa dispõe de um auditório, uma biblioteca e uma reconstituição do quarto do escritor, respondendo à sua vocação de casa de literatura de Lisboa. Em 2013, inaugurou-se uma sala multimédia, no terceiro piso.

Em 2012, a Casa passou a ser gerida pela EGEAC – empresa municipal que gere a maior parte dos equipamentos culturais do município –, sendo o único espaço na alçada desta entidade exclusivamente dedicado à literatura.

A entrada da Casa é a Loja/Livraria. Aqui fica a bilheteira onde encontrará sempre alguém para lhe dar as boas-vindas ou ajudar na compra de bilhete para a exposição ou para um programa de auditório. Este é o sítio ideal para comprar livros de e sobre Fernando Pessoa em português e em várias outras línguas ou produtos como capas de livro, sacos da linha exclusiva da Casa.

Exposição

Memória, criação literária, leitura, morada são as palavras-chave da exposição de longa duração da Casa Fernando Pessoa. O objetivo é dar a conhecer Fernando Pessoa, de forma mais abrangente, intimista, acessível e participativa. Procura partilhar conhecimento sobre Fernando Pessoa, e ao mesmo tempo espalhar a palavra, o poder da literatura, os efeitos da leitura.

Ao longo de três pisos, a exposição está organizada em “capítulos”. No primeiro, “Os heterónimos”, quem visita toma contacto com o inovador jogo literário de Fernando Pessoa: a criação dos heterónimos, o complexo e divertido sistema que é marca distintiva de Pessoa na história da literatura. Aqui estão também em destaque obras de arte em que Fernando Pessoa é representado, como o célebre quadro de Almada Negreiros ou os desenhos de Júlio Pomar.

Ao mesmo tempo que são dadas a conhecer as figuras que Pessoa escolheu para se apresentar, oferece-se uma experiência de contacto muito próximo com estes trabalhos artísticos onde o escritor é representado.

Biblioteca da Casa Fernando Pessoa

A Biblioteca da Casa Fernando Pessoa é espaço de leitura e de estudo, aberto e acessível. É especializada em Fernando Pessoa e em poesia mundial. Encontra-se aqui quase tudo o que foi escrito por e sobre Pessoa, bem como os livros do poeta traduzidos para mais de 30 línguas.

A Biblioteca da Casa Fernando Pessoa integra a rede Europeana. A Casa Fernando Pessoa é o parceiro português para a Lyrikline, um banco internacional de gravações áudio e traduções de poesia.

 

Modo de funcionamento

Horário
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Encerra a 1 de janeiro, a 1 de maio e a 25 de dezembro.

Morada
Rua Coelho da Rocha, 16-18, Campo de Ourique
1250-088 Lisboa
Telefone
(+351) 213 913 270
Data de atualização
12/11/2024
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,360,829