Museus, Bibliotecas e Arquivos
MIAT – Museu Industrial e Artesanal do Têxtil
O museu surge da vontade de preservar o património industrial da região e tem como objectivo informar os visitantes sobre a forma como se processava a lã no fabrico de carpetes, mantas, fazenda e malhas.
A exposição permanente inclui maquinaria e equipamentos da indústria têxtil com painéis informativos.
Na sala onde existiu o antigo berçário/creche da Fábrica de Tapetes Vitória, há um espaço audiovisual que lhe permitirá compreender as diferentes fases do processo de transformação da lã, através de um vídeo explicativo retratando as diferentes fases: tosquia, lavagem, tinturaria, cardação, penteação e tecelagem.
Surpreenda-se com a oficina de alfaiate que preparamos para si, aqui vai poder ver alguns dos utensílios e máquinas usados para confeccionar os fatos.
Para além de inúmeros objectos históricos, contamos também com uma exposição de 170 miniaturas: “Assim se trabalhava a lã”, uma representação dos processos de transformação da lã, desde a tosquia até ao produto acabado.
Esta coleção realizada na década de 70 constitui um acervo inestimável para a compreensão e valorização do ciclo têxtil. Os seus filhos vão adorar, e você também.
Encerra à 2ª Feira, exceto no mês de Agosto