Património Material
Basílica da Santíssima Trindade
Situada no recinto do Santuário de Fátima, no extremo oposto à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a Basílica da Santíssima Trindade foi inaugurada a 12 de outubro de 2007. Em forma de círculo, com 125 metros de diâmetro, a obra é da autoria do arquiteto grego Alexandros Tombazis (n. 1939). A porta principal é dedicada a Jesus Cristo e tem 12 portas laterais dedicadas aos Apóstolos. A Basílica tem capacidade para cerca de 9 mil lugares sentados.
A Basílica da Santíssima Trindade abriu um novo diálogo de convergência e de comunidade, convidando à meditação, oração e comunhão. O projeto incorporou contributos artísticos nacionais e internacionais, estabelecendo uma articulação consciente entre arquitetura e arte.
As obras de arte do novo templo foram confiadas a criadores de referência em diversas áreas da produção artística contemporânea. Álvaro Siza-Vieira (n. 1933) pintou o painel de azulejos dedicado aos Apóstolos Pedro e Paulo, colocado no piso inferior da Igreja. Pedro Calapez (n. 1953) criou o pórtico principal. Francisco Providência (n. 1961) desenhou o nome dos Apóstolos a que são dedicadas as portas laterais do templo. O canadiano Joe Kelly gizou a parede frontal de vidro serigrafado em inúmeras línguas. O esloveno Ivan Rupnik criou o mosaico em folha de ouro, a Nova Jerusalém do Apocalipse de São João, que guarnece a parede do Presbitério. A irlandesa Catherine Green concebeu o grande crucifixo de bronze que se suspende sobre o altar. O italiano Benedetto Pietrogrande esculpiu, em mármore de carrara, a imagem de Nossa Senhora, para o Presbitério. No exterior, a Cruz Alta do Santuário de Fátima foi construída pelo alemão Robert Schad e o polaco Czeslaw Dzwigaj realizou a estátua monumental do Papa João Paulo II.
9:00 - aos domingos e dias santos, todo o ano.
11:00 - aos domingos e dias santos, de novembro à Páscoa.
- de segunda a sábado, todo o ano.
12:30 - aos domingos e dias santos, da Páscoa a outubro.
15:00 - aos domingos, todo o ano.
- de segunda a sexta-feira, no mês de agosto.
16:30 - aos domingos, todo o ano
18:30 - todas as quintas feiras do ano, na Capela do Santíssimo Sacramento.
Neste templo têm também lugar as grandes celebrações do ano, nomeadamente por altura do Natal, da Semana Santa e da Páscoa.
A Capela da Reconciliação, no piso inferior, está aberta todos os dias para atendimento dos penitentes das 7:30 às 19:30.
A Capela do Santíssimo Sacramento está também aberta todos os dias, para adoração individual dos peregrinos, durante 24 horas do dia.
Para além destas celebrações, que fazem parte do programa oficial do Santuário, várias outras têm lugar, pedidas por grupos.
Outros espaços são ainda aproveitados para a realização de exposições e outros eventos de caráter religioso.