"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Matriz do Divino Espírito Santo de Malhou

País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Alcanena

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Descrição

A Igreja Matriz de Malhou, do século XVII, é um templo vasto de bom prospeto. Sofreu remodelações que lhe alteraram o carácter seiscentista.

A fachada, de empena em bico, é barroca o que se constata através da ornamentação do portal e do seu frontão. Um olho-de-boi ilumina o coro alto, em baixo existe um friso de azulejos, mistura de vários padrões onde se podem ver ainda os restos de um painel figurativo que representa um rosto de frade. A torre sineira tem cantos arredondados marcados por pilastras curvas, rematadas por fogaréus e terminada em cúpula. Na fachada lateral direita dois janelões enquadram uma porta encimada por um painel que apresenta a seguinte inscrição: "Esta Igra / se fes na / era de: / 1634" (esta data deve representar não a edificação do templo, mas uma reconstrução, sendo a igreja anterior).

Em frente ao templo pode ver-se um cruzeiro datado de 1714. 

O interior é de uma só nave, altar-mor, dois altares colaterais e dois laterais. O teto é magnífico formado por cinquenta caixotões pintados com motivos florais em vermelho, azul, verde, castanho e amarelo, a nave ostenta silhar de azulejos seiscentistas, azuis e amarelos do tipo padrão, e os retábulos dos altares são de talha dourada o maior, e pintada os laterais. O coro alto é sustentado por duas colunas e respetivas mísulas, o púlpito é simples e ladeiam-no duas janelas cegas, o aro triunfal é em talha barroca policroma, tendo no centro uma moldura que acolhe a Pomba do Espírito Santo rodeada de querubins, os lados interiores são barrocos, decorados a estuque, o teto da capela-mor é de estuque pintado em cujo centro uma custódia irradia luz. No retábulo-mor formado por um trono, onde atualmente está uma imagem de Cristo crucificado, e dois nichos laterais, vê-se novamente a figuração do orago, é em talha dourada com colunas salomónicas que enquadram num dos nichos uma excelente imagem da Santíssima Trindade em pedra, está completa e data do século XV embora tenha sido pintada e estofada posteriormente, e no outro uma imagem setecentista de Nª Sª do Rosário. Na capela-mor está também a lápide tumular de Sebastião Duarte de Alviela, Cavaleiro-Fidalgo da Casa Real e seu filho José Duarte, datada de 1664. 

Os dois altares laterais são em talha pintada e são idênticos, no da direita representa-se Nossa Senhora de Fátima, e no da esquerda o Sagrado Coração de Jesus, nos altares colaterais representam-se S. José, Nª Sª de Lourdes e do século XVI S. Francisco de Assis à direita e no altar da esquerda S. Sebastião, o Menino Jesus e S. António.

À direita por cima da porta lateral existe uma tela setecentista do Pentecostes, que foi usada para esconder o trono do altar-mor aquando das invasões francesas, sendo retirada para este local a meados do século passado. Na porta que dá acesso à sacristia destacam-se dois rodapés lavrados, na parede ao fundo encontra-se um belo arcaz de nove gavetas, existindo na frente deste um lava-mãos barroco, realce merecem também três tábuas dos finais do século XVI, inícios do século XVII de cariz popular que terão pertencido a um retábulo de S. Vicente que segundo Gustavo Matos Sequeira no Inventário Artístico “é interessante para a iconografia do santo”. 

Em dependência existente à direita do guarda-vento guarda-se um bom retábulo que se encontra danificado, sendo dividido em dois planos. Na nave existe um silhar de azulejos. Duas pias de água benta dispõem-se ao longo da nave, duas delas têm particularidades interessantes: uma tem o cálice em forma de concha estando ligada a um nicho em forma de vieira, a outra mostra uma viola relevada.

Morada
R. Padre José Feliciano Coelho dos Reis, 130
2380 Malhou
Fonte de informação
União Das Freguesias De Malhou, Louriceira E Espinheiro
Data de atualização
24/11/2023
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,708,079