"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz

País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Santarém

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Descrição
A data de construção da igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz é desconhecida. Sabe-se, porém, que no século XVII já existia uma pequena capela que se foi transformando através dos tempos, sofrendo a maior alteração após um terramoto, em 1909. Foi então reparada por artistas da Póvoa que a ampliaram, dando-lhe a fachada que tem atualmente. Na parede da fachada principal está gravada a data 1910.

É um templo interessante, de uma só nave e capela mor abobadadas altar-mor com retábulo de talha dourada, dois altares colaterais, e uma capela lateral. Púlpito de pilares jónicos. Possui muita talha dourada e várias esculturas setecentistas em madeira, destacando-se uma escultura quinhentista em pedra, onde figura Santo António. Na base desta imagem, em caracteres góticos, está uma assinatura coma as iniciais P.A.

No adro da Igreja está sepultada a sobrinha e filha adotiva do Historiador Alexandre Herculano, Margarida Herculano da Costa Mendes, falecida precocemente. Está também sepultado o benemérito Vicente Paulo Cordeiro, que viveu no século XIX. Oferecia aos casais que quisessem contrair matrimónio, lote de terreno, sendo esta cerimónia realizada no dia de Nossa Senhora da Luz, a 15 de agosto.
Morada
Rua da Igreja
2000 Póvoa de Santarém
Telefone
+351 243 304 437
Fonte de informação
UF de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém
Data de atualização
24/11/2023
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,537,602