"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Matriz de Santa Marta

País: Portugal
Distrito: Lisboa
Concelho: Azambuja

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Uso atual
Culto religioso
Descrição

Instituída na Idade Média, a paroquial de Santa Marta de Vila Nova da Rainha ficou desde muito cedo ligada a grandes momentos históricos. Nela se celebraram, no século XIV, os esponsais de D. Nuno Álvares Pereira – o Santo Condestável ou S. Nuno de Santa Maria, com D. Leonor Alvim. Arrasada, destruída e incendiada a Vila pelo exército de Castela no contexto das Guerras Fernandinas, somente o templo resistiu a tão grande devastação material.

Perdida por isso a autonomia concelhia e eclesiástica, ficou na dependência de Santo Estevão de Alenquer até ao século XIX.  Templo orientado a Poente e cobertura a duas águas que modelam a fachada principal e torre sineira adossada a Norte, apresenta janelão de iluminação interior em envidraçado de guilhotina e portal principal em arco abatido, sobrepujado por arquitrave da mesma plástica.

O interior é de nave única, diferenciada da capela-mor por arco triunfal de volta perfeita. Além do altar-mor em entalhe marmoreado e tribuna em degraus, tem mais dois altares colaterais em nicho e dois laterais. Maravilha de arte nacional e património iconográfico azulejar único no concelho de Azambuja, é o conjunto de painéis azulejares decorativos e historiados, distribuídos ao longo dos panos murários do corpo da igreja, de cromia azul e branco, narrando a história de Santa Marta relatada no Novo Testamento.



Morada
Rua Santa Marta
2050-512 Vila Nova da Rainha
Telefone
+351 263 402 223
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
14/11/2023
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,359,533