"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Ponte de Cabreiro em Arcos de Valdevez

País: Portugal
Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Arcos de Valdevez

© Município de Arcos de Valdevez
Tipo de Património
Património Material
Classificação
MIP - Monumento de Interesse Público
Descrição

A ponte de Cabreiro, nos lugares de Sobreira e Igreja, no concelho de Arcos de Valdevez, foi classificada como monumento de interesse público (MIP), de acordo com uma portaria publicada em Diário da República (DR).

A portaria refere que a ponte situada na freguesia de Cabreiro, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, de “cronologia tardomedieval e moderna, constitui um dos testemunhos mais característicos desta tipologia existentes no concelho, e um exemplar singular no Entre-Douro-e-Minho”.

Assinada em 06 de outubro pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro, a portaria destaca como “elementos de particular interesse” a “monumental inscrição, em carateres góticos, patente no intradorso de um dos arcos, que remete a construção para Afonso Anes, abade de Cabreiro e criado de D. Leonel de Lima, fidalgo minhoto de ascendência galega, primeiro visconde do reino de Portugal, primeiro alcaide-mor do castelo de Ponte de Lima, e senhor de Arcos de Valdevez”.

“Acessível por empedrado, a ponte, em granito da região, apresenta dois arcos desiguais, sendo um, maior, de volta perfeita, e o outro, menor, de forma ogival, encaixado na metade do tabuleiro que desce até à margem direita, de forma a vencer o acentuado desnível dos terrenos”, acrescenta.

O documento assinala também que a ponte “tem pegão central de secção quadrangular, com talhamar de secção triangular a montante e talhante de planimetria retangular a jusante”.

“À inscrição gótica, situada no arranque do arco menor, junta-se uma segunda, numa aduela, com texto quase idêntico, que permite datar a construção original de 1462. Existem, igualmente, indícios de uma segunda campanha de obras, da Época Moderna, da qual poderá ter resultado a feição distinta do arco redondo”, destaca a portaria.

A ponte sobre o rio Cabreiro, afluente da margem esquerda do rio Vez, liga os lugares de Sobreira e Igreja.

“Possivelmente inserida numa via secundária que, saindo de Vilela, seguiria em direção a Castro Laboreiro e Porto dos Cavaleiros, constituiria, ainda, o caminho seguido pelos romeiros que demandavam a Senhora da Peneda”, refere a portaria.

A proposta de classificação da ponte de Cabreiro foi formalizada pela Câmara de Arcos de Valdevez em fevereiro de 2021 e o procedimento iniciado em maio do mesmo ano.

Fonte de informação
Lusa
Data de atualização
30/10/2023
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,360,922