"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Imaterial

Culto a Santa Joana

País: Portugal
Distrito: Aveiro
Concelho: Aveiro

Tipo de Património
Património Imaterial
Classificação
Inventário Nacional de Património Imaterial
Descrição
 O “Culto a Santa Joana” é uma prática social, ritual e devocional constante e ciclicamente recriada em festas, solenidades e procissões, com significativo relevo na realização da Procissão de Santa Joana Princesa que acontece anualmente a 12 de maio. 

O culto a Santa Joana emerge da comunidade como um ato da esfera do religioso e do divino, expressando-se numa manifestação pública e coletiva, viva e ativa em Aveiro. Esta manifestação de culto coletiva singulariza-se pela participação ativa das pessoas residentes nas freguesias da Glória e Vera Cruz, no centro da cidade de Aveiro. Contudo, o culto a Santa Joana tem acolhimento em todo o concelho de Aveiro e é singularizado pela prática devocional das populações das 10 freguesias concelhias e pela unidade religiosa e social do aglomerado populacional envolvido, o residente e o relacionado. 

O culto a Santa Joana é continuamente atualizado pela comunidade aveirense, sendo extensível a outras comunidades externas que partilham o mesmo sentimento de identidade devocional, à escala nacional e internacional. 

O papel das vivências no contexto da religiosidade popular está sedimentado e confirmado não só pela comunidade aveirense, bem como a nível nacional por comunidades residentes em vários lugares pertencentes a freguesias de concelhos distintos. A introdução do culto nas famílias e nas gerações mais novas passa pela dinâmica da Irmandade de Santa Joana e pela continuidade devocional das preces e orações realizadas junto ao túmulo da Princesa e em Capelas e oratórios públicos e privados, e pelas promessas que se fazem e que se materializam em ofertas a Santa Joana, flores na sua essência. Os modos de oferta e agradecimento das promessas evocadas pelos crentes reforçam a história e a manutenção dos seus devotos, que veem nesta devoção à Princesa a expressão de uma entrega aos mistérios da fé em momentos dolorosos, de dúvida na saúde, na expectativa de cura, entre outros sentimentos, e que são expectações/esperanças que passam de geração em geração.

As comunidades externas ao concelho de Aveiro em que o culto a Santa Joana está presente e ativo são: em Alvalade (na Paróquia de Santa Joana, Diocese de Lisboa) e Salselas (na Paróquia de Santa Joana, Macedo de Cavaleiros, Diocese de Brangança de Miranda).

Em Aveiro a manifestação de culto e devoção a Santa Joana é específica da cidade, na sua área urbana e central, e também na área periurbana, na freguesia de Santa Joana, a qual foi criada em 1985 e onde foi erigida uma Igreja projetada pelo conceituado arquiteto Luís Cunha, e aprovado pela Comissão Diocesana de Arte Sacra, em abril de 1972.

A nível internacional a manifestação de culto a Santa Joana é extensível à comunidade de Votuporanga, um município brasileiro do Estado de São Paulo na Região Sudeste do Brasil, e ainda Curitiba, que propiciam anualmente espaços alargados de diálogo e de compreensão de um mesmo culto a Santa Joana Princesa, mas manifestado entre diferentes tradições e solenidades.

Em Aveiro, a solenidade de maior visibilidade pública é a Procissão a Santa Joana Princesa que se celebra no dia 12 de maio, dia da Cidade e dia da sua Padroeira – Santa Joana. O dia 12 de maio congrega o lado oficial ao lado religioso, este mais popular, numa manifestação festiva e processional de larga permanência no tempo, instituída após a beatificação de Santa Joana em 1693-4.

Contudo, o culto dedicado a Santa Joana tem raízes profundas que se podem evocar ao tempo da sua morte ocorrida a 12 de maio de 1490. A Princesa foi desde a sua morte venerada como Santa pela comunidade religiosa residente no Convento de Jesus, e, simultaneamente, pela comunidade civil residente na então Villa de Aveiro.

Na sequência desta veneração é então beatificada em 1693, por Breve de Inocêncio XI. Contudo, a Princesa é tradicionalmente denominada de Santa Joana, sem que seja popularmente necessário obter tal confirmação do Vaticano.

O culto à Princesa Santa Joana foi essencialmente acarinhado e difundido pelo Convento de Jesus de Aveiro, local onde a Princesa viveu desde 1472, e onde morreu no ano de 1490. Coincide o Convento de Jesus com o atual Museu de Aveiro / Santa Joana, lugar onde se encontra sepultada a Princesa. 

>> Saiba mais AQUI

Fonte de informação
Direção-Geral do Património Cultural
Data de atualização
06/07/2023
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,708,379