"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Imaterial

"Processo de Confeção de Capa de Honras"

País: Portugal
Distrito: Bragança
Concelho: Miranda do Douro

Tipo de Património
Património Imaterial
Classificação
Inventário Nacional de Património Imaterial
Descrição
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu o “Processo de Confeção de Capa de Honras”, do concelho de Miranda do Douro, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, de acordo com publicação em Diário da República.

A DGPC reconhece a necessidade de salvaguarda urgente a este saber-fazer, que atualmente está apenas na posse de três artesãs em Portugal, na vila de Sendim, onde confecionam estas peças.

A Capa de Honras remonta ao período medieval. É uma peça de vestuário masculino, a que os mirandeses atribuem elevado valor social e simbólico. O seu uso evoluiu de um contexto de trabalho para a esfera de ocasiões festivas e cerimoniais. A Capa de Honras é o resultado de um saber-fazer em que se emprega o burel (a lã pura de ovelha), ou saragoça, com capuz e dotada de uma ornamentação mais ou menos elaborada, cobrindo o corpo da cabeça aos tornozelos. O “Processo de Confeção de Capa de Honras” foi tradicionalmente transmitido por via familiar, entre alfaiates. Atualmente, a sua confeção encontra-se confinada à vila de Sendim, e na posse de três artesãs, o que confere a esta arte a necessidade de uma salvaguarda urgente.

O pedido de registo do referido saber-fazer foi proposto em 10 de julho de 2022 pela Câmara Municipal de Miranda do Douro, que desenvolveu trabalho de investigação para aprofundar o conhecimento desta arte, com o objetivo da sua inventariação na plataforma MatrizPCI. 

Dada a urgência da salvaguarda desta prática centenária em risco de desaparecer, a DGPC ao fim de quatro meses inscreve agora o “Processo de Confeção de Capa de Honras”, do concelho de Miranda do Douro, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

À documentação que contextualiza detalhadamente a confeção, associam-se dados sobre o uso social, cultural e simbólico da Capa de Honras que podem ser acedidos através da plataforma MatrizPCI.
Fonte de informação
Direção-Geral do Património Cultural
Data de atualização
19/12/2022
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,706,693