"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Cabo Verde & a Música – Museu Virtual

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Proprietário/Instituições responsáveis
Gláucia Nogueira
Descrição


Um mergulho no universo musical cabo-verdiano em toda a sua complexidade. Práticas musicais de Cabo Verde, ou não. Em Cabo Verde, ou em outros lugares. Praticadas por cabo-verdianos onde quer que estejam. E por outros, que se deixaram envolver. Personagens, instrumentos, histórias, memórias, documentos, expressões musicais, danças, livros, discos, letras, músicas, fotos, vídeos… 
Preservar a memória para poder contar a História.

Conheça o Projeto

Cabo Verde & a Música - Museu Virtual surge na sequência de Cabo Verde & a Música - Dicionário de Personagens, da autoria de Gláucia Nogueira. O livro foi editado em 2016, após cerca de 20 anos de trabalho. Tem 672 páginas e abrange 964 personagens, entre grupos, compositores, intérpretes, professores, regentes de banda e outros.

Ao longo desses anos de trabalho, outras obras foram publicadas e muito material foi recolhido e pode agora ser partilhado via museu virtual. Esses documentos existem em diferentes formatos: áudio, vídeo, texto, fotos, imagens diversas, o que justifica este projeto multimédia. Por outro lado, a veiculação online desses conteúdos permite alcançar pessoas distantes de Cabo Verde geograficamente mas próximas pelos seus interesses e afinidades.

Justificativa

Nos últimos anos, os museus de modo geral passaram de propostas baseadas quase exclusivamente em coleções tangíveis, em que se exibem objetos, em direção a novas práticas que abrangem o patrimônio imaterial/intangível (práticas, representações, expressões e conhecimentos que comunidades e grupos reconhecem como parte de sua herança cultural).[1]

Além disso, reconhecendo o quanto a criatividade contribui para a construção de sociedades abertas, inclusivas e plurais, a Unesco aponta que a integração do património cultural com a atividade criativa lança as bases para a construção de sociedades do conhecimento dinâmicas inovadoras e prósperas.[2]

Essas práticas que surgiram a partir de mudanças de paradigma sobre a atividade museológica, refletem-se no museu virtual. Este é um recurso que tem a virtude de, além de simplesmente mostrar determinados conteúdos, propõe diferentes formas de aprendizagem, estimula a participação em atividades interativas, ao mesmo tempo que aposta em facetas lúdicas que favorecem a difusão do conhecimento.

Podemos penetrar num museu virtual pelo site de um museu físico ou por um portal cultural. Ele pode surgir-nos num computador, tablet ou num smartphone. E podemos levá-lo para qualquer lugar. Por outro lado, transporta-nos para um mundo que está para lá do seu suporte eletrónico. Os conteúdos (textos, fotos, vídeos, áudios, grafismos e outros elementos) que os formatos digitais permitem reunir têm de ser trabalhados no sentido da sua organização e documentação.

Assim, o museu virtual tem em comum com o museu físico o facto de que documenta os conteúdos que enformam o conhecimento que se quer preservar e partilhar. Como todo museu, é um arquivo, e o trabalho que exige é o mesmo que se têm num museu físico.

Cabo Verde não tem um museu físico dedicado à música. Assim, a intenção é que esta iniciativa possa contribuir para preservar a memória de factos, personagens, histórias e trajetórias relacionadas com o complexo universo das práticas musicais em Cabo Verde e nas suas comunidades emigradas; que contribua para a educação e cultura das novas gerações, estejam elas onde estiverem; e que possa ser também um local de partilha, acolhendo contribuições e transmitindo-as para a ampla comunidade dos que amam a música de Cabo Verde.

Aceda aqui ao Museu:
Cabo Verde & a Música - Museu Virtual
Cabo Verde & a Música - Dicionário de Personagens
glaucia-nog.blogspot.com

Sobre a autora

Gláucia Nogueira nasceu no Brasil. Estudou jornalismo em São Paulo, na Faculdade de Comunicação Cásper Líbero. A partir de 1988, viveu na França, depois em Portugal e mais tarde em Cabo Verde, onde se fixou em 2002. Estudou Ciências Sociais/Antropologia na Universidade Aberta de Lisboa, fez mestrado em Património e Desenvolvimento na Universidade de Cabo Verde e doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa da Universidade de Coimbra. Bolseira do CNC, recebeu uma Bolsa Criar Lusofonia, em 1998.

Faz investigação sobre temas ligados à música de Cabo Verde desde a década de 1990. Em abril de 2020 iniciou o trabalho de criação de Cabo Verde & a Música – Museu Virtual. Desde março de 2121, integra a Cátedra Unesco da Universidade de Évora, que reúne um vasto grupo de investigadores dedicados à área do Património Cultural.

Publicou:

O Tempo de B.Leza. Documentos e memórias (Praia, Instituto da Biblioteca nacional e do Livro, 2006. Reeditado em ebook, 2020; tradução para o inglês em ebook, 2021) – sobre a vida e obra do compositor Francisco Xavier da Cruz;

Notícias que fazem a História. A música de Cabo Verde pela imprensa ao longo do século XX (Praia, edição da autora, 2007. Reeditado em ebook, 2020) – conjunto de textos baseados no que os arquivos guardam sobre a cultura e a música de Cabo Verde;

Batuku de Cabo Verde. Percurso histórico-musical (Praia, Pedro Cardoso Livraria, 2015) – resultado do mestrado em Património e Desenvolvimento, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), sobre o género musical batuku enquanto elemento do património imaterial do país.

Cabo Verde & a Música. Dicionário de Personagens (Lisboa, Ed. Campo da Comunicação, 2016) – dicionário com 964 entradas (artistas, grupos, professores, produtores, construtores de instrumentos, regentes de bandas, etc.).


 
[1] http://www.v-must.net/virtual-museums/what-virtual-museum

[2] Num relatório intitulado “Experience the future of the past”, a Rede Transnacional de Museus Virtuais

Fonte de informação
Gláucia Nogueira
Data de atualização
04/08/2021
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,708,867