Museus, Bibliotecas e Arquivos
Armazém das Artes
Armazém das Artes – Fundação Cultural, foi inaugurada no dia 24 de março de 2007, sendo uma fundação independente e sem fins lucrativos.
A sua sede está localizada no centro histórico de Alcobaça, num antigo edifício que teve múltiplas ocupações desde os finais do século XIX, das quais a mais importante foi a de armazém de vinhos entre os anos 40 e 70.
Em 1995, o Escultor José Aurélio, proprietário e fundador do Armazém das Artes, deu inicio à transformação do que restava das estruturas das antigas adegas, num espaço expositivo polivalente, que se desenvolve em vários pisos numa área total de cerca de 2000 m ².
Um pequeno auditório para mais ou menos 100 pessoas, permite concretizar eventos de carácter cultural e cívico, sendo um lugar de partilha de conhecimentos, onde têm lugar conferências, debates sobre cidadania e política regional, tertúlias literárias e artísticas e projeção de documentários culturais. Uma sala polivalente para workshops e um salão equipado com palco, piano e plateia permite realizar espetáculos musicais e outros, que pela sua importância, exijam maior capacidade para um público mais numeroso.
Pensar, representar, viver são conceitos que presidem às actividades do Armazém das Artes, onde o pensamento crítico e inovador é o objetivo dominante.
Relacionando as suas áreas de intervenção com as actividades artísticas representadas na sua porta de entrada, fundida em bronze, e na qual se podem ver as imagens que simbolizam a pintura, a escultura, a música, o teatro, o cinema, a arquitectura e ainda a alquimia como símbolo da transformação que as artes operam no espírito humano, o Armazém das Artes propõe-se assim como um espaço de intervenção cultural e pedagógico junto das comunidades locais, regionais e nacionais, apresentando-se também como parceiro de futuros projetos internacionais.