Museus, Bibliotecas e Arquivos
Antiga Casa de Câmara de Alverca do Ribatejo
Trata-se de uma antiga área plana, extramuros relativamente ao centro histórico medieval e representa um primeiro momento da grande expansão urbana de Alverca, apresentando-se como um sítio com grande potencial arqueológico. Podemos pensar que o primitivo edifício da Casa da Câmara de Alverca será contemporâneo da implantação do Pelourinho ali presente, à semelhança do que aconteceu um pouco por todo o Reino (Povos, Vila Franca de Xira), ao tempo de D. Manuel, cioso de assinalar a jurisdição da Coroa sobre os concelhos regalengos. O antigo pelourinho situava-se no atual Largo Gregório Nunes, presumivelmente numa área intramuros, onde terá estado implantada também a antiga Casa de Câmara medieval.
Este edifício foi objeto de obras de recuperação, no âmbito da remodelação e ampliação do Núcleo Museológico e é agora composto por receção, loja, centro de documentação, auditório, oficina educativa e espaço para exposições. O Núcleo reúne um espólio essencialmente etnográfico dedicado à atividade tradicional da zona – agricultura e, também, uma coleção de achados arqueológicos, que apareceram no decurso da obra de ampliação. “Alverca: da Terra às Gentes” é o título da mostra de caráter de longa duração e que apresenta, de forma genérica, os traços do quotidiano da região.
Horário:
3.ª feira a domingo, 10h00-13h00 e 14h00-18h00 (nas 6.ªs feiras de julho e agosto, durante o programa Noites no Largo do Pelourinho, está aberto até às 23h00). Encerra à 2.ª feira e feriados.
As entradas e participação nos programas culturais são gratuitas.