"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Antiga Casa de Câmara de Alverca do Ribatejo

País: Portugal
Distrito: Lisboa
Concelho: Vila Franca de Xira

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Uso atual
Núcleo Museológico
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Descrição

Trata-se de uma antiga área plana, extramuros relativamente ao centro histórico medieval e representa um primeiro momento da grande expansão urbana de Alverca, apresentando-se como um sítio com grande potencial arqueológico. Podemos pensar que o primitivo edifício da Casa da Câmara de Alverca será contemporâneo da implantação do Pelourinho ali presente, à semelhança do que aconteceu um pouco por todo o Reino (Povos, Vila Franca de Xira), ao tempo de D. Manuel, cioso de assinalar a jurisdição da Coroa sobre os concelhos regalengos. O antigo pelourinho situava-se no atual Largo Gregório Nunes, presumivelmente numa área intramuros, onde terá estado implantada também a antiga Casa de Câmara medieval.

Este edifício foi objeto de obras de recuperação, no âmbito da remodelação e ampliação do Núcleo Museológico e é agora composto por receção, loja, centro de documentação, auditório, oficina educativa e espaço para exposições. O Núcleo reúne um espólio essencialmente etnográfico dedicado à atividade tradicional da zona – agricultura e, também, uma coleção de achados arqueológicos, que apareceram no decurso da obra de ampliação. “Alverca: da Terra às Gentes” é o título da mostra de caráter de longa duração e que apresenta, de forma genérica, os traços do quotidiano da região.

Modo de funcionamento

Horário:

3.ª feira a domingo, 10h00-13h00 e 14h00-18h00 (nas 6.ªs feiras de julho e agosto, durante o programa Noites no Largo do Pelourinho, está aberto até às 23h00). Encerra à 2.ª feira e feriados.

As entradas e participação nos programas culturais são gratuitas.

Morada
Praça João Mantas, n.º 4
2615-101 Alverca do Ribatejo
Telefone
219 570 305
Fonte de informação
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Data de atualização
12/07/2019
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. 

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.

Visitas
104,146,205