Património Material
Igreja Paroquial de Monsanto
Tendo como orago o Divino Espírito Santo, a Igreja Paroquial de Monsanto é um templo de estilo barroco de grande equilíbrio e excelentes proporções, datada de 1708.
A fachada possui uma ornamentação e uma composição mais elaborada que os restantes templos da região.
O portal sobrepujado do janelão do coro, tem decoração floral com volutas e cartelas. Dois nichos baldaquianos flanqueiam-no, abrigando as imagens de Nossa Senhora da Conceição e São João Baptista, esculturas em pedra, de tamanho quase natural, apontam para mão de mestre, especialmente no panejamento.
No seu topo, duas volutas envolvem um rosto de querubim, o mesmo acontecendo sobre o janelão do coro.
O frontão, descaído sobre os pilares terminais da fachada, rematados por pináculos ornamentais, ergue-se elegantemente. Detém um baixo relevo, figurando o Espírito Santo, sob um dossel de pedra. Por baixo uma vieira estilizada ilumina o interior da igreja.
A bem proporcionada Torre Sineira, cujo coruchéu é revestido a azulejo, completando o efeito da frontaria, apresenta data de 1743.
Na fachada lateral direita, um portal de cantaria lavrada, entre duas janelas altas, com desenho mais simples.
No seu interior, num dos nichos do Altar-Mor, o retábulo de talha barroca polícromo, alberga a imagem da Santíssima Trindade, em pedra, dos finais do século XVI. A decoração do retábulo estende-se ao trono e à mesa do Altar. O revestimento azulejar é do padrão 401, seiscentista.
De uma só nave, é do tipo comum da região. Dois altares laterais em talha polícroma setecentista e dois altares colaterais, não escondem a sua raiz popular.