Museus, Bibliotecas e Arquivos
Arquivo Municipal do Montijo
É um arquivo público que tem à sua guarda os documentos produzidos e recebidos pelos serviços da Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, no decurso das suas funções ou atividades públicas, e conservados para servirem como elementos de gestão e prova dessas mesmas funções/atividades, podendo ser, posteriormente, utilizados como elementos de estudo da História do concelho.
Na tentativa de preservar a memória coletiva do nosso concelho, é, igualmente, objetivo do Arquivo Municipal proceder à recolha e tratamento técnico da documentação produzida/recebida pelas várias instituições do concelho, no decurso da sua atividade, nomeadamente, associações, indústrias ou comércio, para, desta forma, contribuir para o estudo do nosso passado, condição para melhor perceber o presente e projetar o futuro.
Notícia Histórica
A decisão de constituir o Arquivo Municipal do Montijo, com atribuições, unicamente, no âmbito da documentação histórica da autarquia, foi tomada em reunião do executivo camarário de 15 de abril de 1987.
A sua primeira instalação, com serviço de leitura pública, aconteceu, no ano de 1993, na Rua João Gama Lobo, depois de ter passado, juntamente com outros serviços culturais, pelas instalações do atual Museu Municipal. Do seu acervo documental constava, basicamente, o fundo histórico da Câmara Municipal, o fundo da Administração do Concelho e, após 1991, o arquivo histórico da Santa Casa da Misericórdia do Montijo.
A partir do ano de 1998, o Arquivo Municipal instala-se no Pátio Aldegalega, loja H, na Rua Luís Calado Nunes, e passa a ter um papel mais ativo junto da administração, intervindo em todo o circuito documental, desde a fase administrativa dos documentos, à sua fase intermédia e histórica.
Com o objetivo de dotar o Arquivo Municipal de instalações ideais à preservação, descrição e comunicabilidade dos seus documentos, foi assinado, em 31 de agosto de 1999, um acordo de colaboração entre a Câmara Municipal e o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, no âmbito do chamado PARAM (Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais).
A primeira fase da construção das novas instalações do Arquivo Municipal foi inaugurada a 9 de novembro de 2001, aproveitando o antigo edifício da Secil Prebetão, na Estrada do Pau Queimado, ficando, desde logo, prevista a sua ampliação, de modo a aumentar para o triplo a sua área de depósito, através de uma adenda ao acordo inicial com o IAN/TT.
A inauguração das novas instalações do Arquivo Municipal, fruto desta 2ª fase do PARAM, aconteceu no dia 22 de junho de 2007.
Merecem destaque, nesta última obra: o aumento da capacidade de instalação dos seus depósitos, em cerca de mais 3.000 metros lineares de estantaria (cifrando-se, neste momento, em cerca de 4.500 m.l. a sua capacidade total de depósito); a criação de uma sala de pré-arquivagem e um espaço de exposição; e a instalação de um sistema de ar condicionado, para as áreas de depósito.
Segunda a sexta, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.