"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de São Sebastião ou da Misericórdia

País: Portugal
Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Património Material
Classificação
IIM Imóvel de Interesse Municipal
Descrição

 

Construção do século XVI, com posteriores remodelações.

A igreja possui uma fachada de linhas modestas onde se destacam três portas, sendo a do meio, a principal, coroada por um frontão triangular sobre o qual se abre um pequeno óculo. O frontão da fachada é interrompido a meio, por uma cruz e ladeado por dois pináculos.

O interior da igreja bastante sóbrio é desproporcionado pelo que não corresponde às dimensões exteriores do imóvel. De uma só nave, o teto em caixotões de madeira pintada ostenta ao centro as armas reais nacionais.

A capela-mor volumetricamente concebida como um cubo é coberta por uma cúpula semi-esférica, repousando sobre trompas, onde se realça um curioso retábulo de talha dourada com colunas salomónicas que é rematado por uma pintura em tela figurando Santa Margarida de Cortona e São Martinho de Tours.

A pintura do retábulo do altar-mor é alusiva ao Capitão Martim Fernandes e sua mulher Margarida Rodrigues que legaram todos os bens à Santa Casa da Misericórdia de Canha, e se encontram sepultados neste templo.

O chão da capela, em sobrado é interrompido por três lápides sepulcrais seiscentistas.

Informações: (+351) 265 89 71 14 (Santa Casa da Misericórdia de Canha)
 

Morada
Rua do Castelo, Canha
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
24/01/2018
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. 

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.

Visitas
104,149,020