Património Material
Edifício dos Paços do Concelho
Construção do século XIX, com posteriores remodelações. O atual edifício das Paços do Concelho, construção de monumentalidade compacta, foi edificado inicialmente para albergar a Cadeia, o Tribunal e as instalações da Administração do Concelho e da Repartição de Finanças do Concelho de Aldeia Galega do Ribatejo.
Concluído em 1 de Julho de 1878, conforme se pode constatar pela data no gradeamento da bandeira sob a porta principal, o imóvel de dois pisos e planta quadrangular, possuía um pátio interior descoberto para uso dos presos e um arco com sino no telhado nascente usado para regulamentar as atividades usuais num estabelecimento prisional da época. Ao nível exterior, o edifício ostenta na fachada principal, cinco varandas no primeiro andar e é rematado por um frontão triangular onde foi colocada uma pedra de armas. Teve também quatro remates piramidais hoje em dia desaparecidos.
Durante a segunda metade do século XX, após a conclusão das obras das novas instalações do Tribunal Judicial e da Cadeia Comarcã, ficou o edifício devoluto pelo que albergou, temporariamente as instalações da Escola Industrial e Comercial. Em 1964, foi adaptado para nele serem instalados os Paços do Concelho de Montijo, que foram solenemente inaugurados em 1 de Julho de 1967, função que ainda hoje em dia desempenha, sendo dessa altura o revestimento azulejar que o edifício possui interiormente, bem como a composição armoriada com motivos vegetalistas que se encontra ao cimo da escadaria representando as armas da então Vila de Montijo.
Em relação à pedra de armas que se encontra no frontão ela possui um ordenamento heráldico pertencente aos descendentes de Jorge Varela e não se sabe o porquê da sua colocação num dos mais importantes edifícios públicos da localidade.